Faculdade de Direito de Alagoas celebra seus 90 anos na Bienal do Livro

Em meio à celebração foi lançado o livro “O caso do Pinheiro”, realizado por docentes da FDA
Por Iara Melo – jornalista / Renner Boldrino - fotógrafo
17/08/2023 12h15 - Atualizado em 17/08/2023 às 18h06

A Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) da Universidade Federal de Alagoas celebrou seu nonagésimo aniversário em grande estilo durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece no Centro de Convenções até domingo (20). O evento ocorreu na noite de terça-feira (15), reuniu acadêmicos, estudantes, juristas renomados e amantes da literatura para celebrar a rica trajetória da instituição e seu impacto na sociedade alagoana.

A celebração foi marcada por uma emocionante mesa-redonda que destacou a importância histórica da FDA. Professores e ex-professores compartilharam suas experiências e reflexões sobre o papel da instituição na formação de profissionais comprometidos com a justiça e a ética.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento presidido pela diretora da Faculdade, Elaine Pimentel, e pelo vice-diretor Filipe Lôbo estavam o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a vice-reitora Eliane Cavalcanti e o presidente da Ordem do Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL).

Todo esse trabalho de resgate da memória da Faculdade de Direito de Alagoas se transformou em um livro intitulado 90 anos da Faculdade de Direito de Alagoas. Narrativas, teorias e práticas. “Convidamos todo o corpo docente, técnicos e discentes e alguns ex-professores Elaine Pimentel.

O reitor Tonholo prefaciou a edição comemorativa e destaca o esforço coletivo dos docentes, passados e presentes, que têm contribuído para moldar a história da FDA. “Este momento é a materialização do trabalho árduo de todos os professores que passaram por aqui, dos aposentados aos ativos, aqueles que enriquecem nossa memória e os que perpetuam nosso legado”, afirmou.

Lançamento de “O caso do Pinheiro”

Um dos pontos altos do evento foi o lançamento do livro O caso do Pinheiro: diálogos jurídicos, sociais e econômicos”, de Fábio Lins, Filipe Lôbo e Marcos Erhardht. De acordo com Fábio Lins, esta foi uma obra em que a Universidade assumiu seu papel de protagonista de debates públicos acerca de um tema tão relevante pra sociedade alagoana.

“Não poderíamos nos omitir e deixar de nos posicionar enquanto instituição. Serviu pra mostrar a união do grupo e o compromisso social da faculdade de dar uma resposta a tantas pessoas que foram vitimadas nessa tragédia”, complementou Lins. O livro está sendo vendido pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), no valor de R$ 40,00.

O momento também cedeu espaço para a apresentação de outras obras literárias escritas por membro da FDA: Nise da Silveira e a administração pública, de Fábio Lins; Reforma Trabalhista de 2017, de Jasiel Ivo, e Direito, tributação e o cerco da linguagem.

A comemoração dos 90 anos da Faculdade de Direito de Alagoas não apenas celebrou a excelência acadêmica, mas também reconheceu a influência da instituição na cultura e na cidadania alagoana. A Bienal do Livro proporcionou um espaço para a comunidade acadêmica e o público em geral se envolverem em diálogos frutíferos sobre justiça, direitos humanos, marcando assim um capítulo memorável na história da educação e do pensamento jurídico em Alagoas.

Sobre a Bienal

A 10ª Edição da Bienal Internacional do Livro segue até o dia 20 de agosto, sempre das 10h às 22h, no Centro Cultural de Convenções Ruth Cardoso. Lembramos que a entrada é franca. Para conhecer com antecedência a programação completa, visite o site do evento e siga-nos nas redes sociais: @‌bienaldealagoas. Estamos no Threads, no Instagram e no Facebook.