Estudantes de Rio Largo lotam auditório da Reitoria em aulão de revisão para o Enem

Reitor Tonholo e pró-reitor Cézar Nonato receberam os estudantes e falaram sobre as oportunidades ofertadas pela Ufal
Por Thâmara Gonzaga - jornalista / fotos Renner Boldrino
07/08/2023 16h45 - Atualizado em 07/08/2023 às 17h01
Aulão no auditório da Reitoria da Ufal lotado de alunos e alunas de Rio Largo

Aquecimento, música, descontração e também muito conteúdo. Estudantes da rede pública estadual do município de Rio Largo lotaram o auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, nesta segunda-feira (7), para assistir a um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas do exame serão nos dias 5 e 12 de novembro.

O reitor Josealdo Tonholo fez questão de receber e conversar com a turma. “É uma alegria tê-los aqui conosco. Estou muito feliz de ver esse auditório cheio. Espero revê-los como estudantes da nossa Ufal”, disse, causando euforia entre alunos e alunas. E destacou as oportunidades que a Universidade oferece: “A Ufal é o maior vetor de desenvolvimento do estado de Alagoas. São 102 cursos de graduação, de Administração a Zootecnia. Esperamos por vocês!”, disse o reitor.

O aulão foi realizado ao longo do dia e reuniu estudantes do terceiro ano do ensino médio. A turma participou de aulas de história, química, matemática, redação, português, entre outras disciplinas. A atividade foi uma parceira com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Ufal e a 12ª Gerência Regional de Educação (Gere). “Abrimos as portas para que os estudantes já entrem no clima da Ufal”, informou o pró-reitor Cézar Nonato.

Ele ressalta que a iniciativa faz jus ao sentido público da Universidade e no estabelecimento de diálogos com outros setores da sociedade. “É muito especial ver a Ufal abrindo as suas portas para os estudantes que mais precisam da instituição, ingressando neste espaço e podendo vislumbrar um novo horizonte, uma possibilidade de poder transformar suas vidas”, salientou Nonato.

Recorde de inscrição

Henrique Santos, gerente da 12ª Gere, comentou com entusiasmo a quantidade de estudantes inscritos no Enem 2023. “Na nossa gerência, alcançamos o número de 70% de inscritos no Exame, considerando os alunos concluintes do terceiro ano do ensino médio. Comparando a anos anteriores, cuja média era de 33% e 34%, alcançar essa marca é uma felicidade enorme”, comemorou. Em relação a toda rede estadual de Educação de Alagoas, ele acrescenta que a porcentagem de inscritos foi de 80%. “É um recorde de inscrição. Ficamos muito feliz por esse quantitativo”, destacou.

Para dar suporte aos discentes, o gerente conta que toda rede pública estadual, por meio de seus professores e gestores, está engajada em promover momentos de revisão para que os alunos se sintam preparados e confiantes para fazer o Enem.

Santos agradeceu a acolhida dos gestores da Ufal. “Estamos muito gratos aos professores Tonholo e Cézar por essa grande contribuição que eles estão dando aos nossos estudantes”, disse, ao ressaltar a importância desse apoio: “Muitos dos alunos que aqui estão, apesar de morarem perto, não conheciam a Ufal. É a primeira vez deles aqui. A ideia de vir para cá, sentir o clima de estar dentro da Universidade, ajuda a quebrar o preconceito de que aluno de escola pública não pode entrar numa universidade federal. A gente tem mostrado constantemente que, sim, é possível entrar na Ufal”, afirmou.