Edufal inicia maratona de lançamentos na 10ª Bienal de Alagoas

Serão cerca de 100 novas obras para a sociedade e os seis primeiros já estão disponíveis de forma gratuita
Por Elaine Rodrigues – jornalista / Fotos Renner Boldrino
12/08/2023 21h35 - Atualizado em 12/08/2023 às 21h46
Lançamento coletivo no estande da Edufal

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) começou neste sábado (12) a maratona de lançamentos de suas novas obras durante a 10ª Bienal Internacional do Livro. Os primeiros foram no formato de e-book, que já estão disponíveis para a população, gratuitamente, pelo site da Edufal.

O diretor da editora, Ivamilson Barbalho, parabenizou os autores e os colaboradores envolvidos nos lançamentos. “São obras que edificam nossa cultura alagoana, nossa formação intelectual, nosso espírito, nossa vontade de viver melhor, com mais dignidade e justiça social”, declarou o professor.

Muitas das produções lançadas são frutos de pesquisas realizadas durante a pandemia, que ressaltam a continuidade do trabalho da Universidade em prol da sociedade – grande parte deles envolvem pesquisadores que se engajaram durante a pandemia do novo coronavírus nas mais variadas ações desempenhadas pela Ufal, como frisou o reitor Josealdo Tonholo.

“Então, acho que não só é um momento de muito orgulho para a cultura alagoana, mas também é um ótimo momento para conseguir recuperar esses registros e também das pesquisas científicas, das nossas atividades de pesquisa de pós-graduação, que continuaram acontecendo nesses momentos que foram um dos momentos mais difíceis da nossa universidade”, destacou.

Primeiras obras lançadas

As docentes Paula Miura, Adélia Souto e Angelina Vasconcelos assinam o e-book intitulado Violência contra crianças e adolescentes: espaços de prevenção e intervenção na Assistência Social, Educação e Saúde que apresenta questões relacionadas à violência de crianças e adolescentes em Alagoas.

“São oito capítulos em que vocês podem acompanhar um pouco mais da dimensão sobre essa temática e da parceria que a gente vem estabelecendo em relação aos estudos na violência contra a criança e o adolescente”, contou Paula.

O terceiro volume da coleção Gestão Alagoas, organizado por Adriana Thiara, Ana Carolina Peixoto e Nadja Peixoto, foi outro lançamento. A coleção é fruto das pesquisas dos estudantes do curso de especialização em Gestão.

“A gente tem uma miscelânea de temas de gestão e o foco do livro é pensar na gestão em Alagoas. O nosso objetivo é juntar essas pesquisas para que elas funcionem como ferramentas de inteligência estratégica para os gestores”, explicou Thiara.

A obra ainda se destaca por ter a participação de duas filhas da gerente da editora, Diva Lessa, que tem mais de 30 anos de trabalho na Edufal. “Eu nem esperava por isso. Tenho 37 anos na Ufal, participei de todas as Bienais e de todos os Salões do Livro”, contou Diva, emocionada com a participação das filhas Mariana e Marselle Santana na composição do livro.

As duas cresceram indo para a Ufal e têm uma história longa com a Universidade. Marselle é graduada em Pedagogia e está concluindo um doutorado pela Ufal. E Mariana é formada em administração e tem mestrado também pela Universidade.

Soapboxscience Maceió: divulgação de ciência feita por mulheres

O e-book é fruto de um projeto de extensão de divulgação de Ciência feita por mulheres e é organizado por Fernanda Sellingardi, Juliana Theodoro e Sendy Melissa do Nascimento. “O objetivo é divulgar a ciência feita por mulheres e de uma maneira que chegue no público que não está acostumado com o formalismo acadêmico”, contou Juliana Theodoro.

O projeto começou durante a pandemia, em 2020, então os integrantes do projeto fizeram ciclos de palestras e vídeos pelo Youtube, que até hoje são utilizados em atividades de pós-graduação.

Desigualdades e Despatologização em Tempos de Pandemia

A obra é organizada por Susane Zanotti e Angélica Bastos e é fruto de um grupo de trabalho que reúne psicólogos, professores e pesquisadores de várias universidades do país.

“A nossa contribuição a essa obra é uma pesquisa realizada aqui na Ufal, a vida universitária e suas vicissitudes, com os estudantes universitários da Ufal. E o capítulo é sobre solidões na universidade”, explicou Susane.

Cartas Feministas: psicologia em tempos de pandemia

A obra é organizada por Tatiana Machiavelli, Érika Soares, Marcos Mesquita e Jaileila Menezes. O ponto alto do livro é que ele foi escrito em formato de cartas.

“As cartas do início fazem uma reflexão do desafio que é escrever, a segunda parte faz reflexões sobre as nossas práticas e os nossos fazeres na universidade, no tempo da pandemia, e a terceira seção fala sobre as violências institucionais, que acontecem ainda hoje no nosso espaço, mas que se realçaram naquele momento pandêmico”, contou Marcos Mesquita.

Envelhecimento e Saúde: Contribuições Multidisciplinares

A obra, organizada por Maria do Socorro Meneses e Piettra Moura Galvão, mostra um olhar dos profissionais que atuam com o envelhecimento e o olhar do próprio idoso sobre o acompanhamento multidisciplinar. Ela é fruto das atividades de extensão e pesquisa durante a pandemia.

“Não foi fácil, mas também depois da pandemia, esse foi o primeiro livro a ser lançado presencialmente pela Edufal. E a capa do livro representa todas as mulheres idosas com as quais a gente trabalha. E essas são as mãos de uma sertaneja que lutou muito para que a filha dela estivesse aqui. São as mãos da minha mãe, de 85 anos”, contou, emocionada, Maria do Socorro.