Consuni confirma Josealdo Tonholo para reitor da Ufal nos próximos 4 anos

Ele foi eleito por 45 votos em reunião extraordinária na última terça-feira; decisão será encaminhada ao MEC para posterior nomeação pelo presidente Lula
Por Diana Monteiro - jornalista / Fotos Renner Boldrino
23/08/2023 18h33 - Atualizado em 30/08/2023 às 11h20
Momento da votação no Consuni para escolha de reitor e vice e a composição da lista tríplice

Momento da votação no Consuni para escolha de reitor e vice e a composição da lista tríplice

Em sessão extraordinária na última terça-feira (22), o Conselho Universitário (Consuni) elegeu Josealdo Tonholo para reitor da Universidade Federal de Alagoas no quadriênio 2024-2028. Ele vai encabeçar a lista tríplice que será encaminhada para o Ministério da Educação (MEC) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para nomeação. A decisão do Consuni referenda o resultado da consulta pública feita à comunidade acadêmica no início deste mês, promovida pelas entidades representativas dos três segmentos que compõem a Ufal – Adufal Sintufal e DCE. Esse foi mais um momento histórico da instituição e de fortalecimento da democracia.

Essa sessão do Consuni marca o décimo processo de escolha de reitor e vice-reitor na Ufal, a maior e mais antiga instituição de ensino superior do estado. Tonholo foi eleito com 45 votos e, como mais votado, encabeçará a lista tríplice, composta também pela professora Maria Cícera Albuquerque, diretora da Escola de Enfermagem, segunda candidata mais votada, e o diretor do Campus do Sertão, Thiago Trindade, terceiro mais votado. Os três candidatos se inscreveram no Consuni, cumprindo as regras estabelecidas para eleição de reitores e reitoras das universidades federais. A atual vice-reitora Eliane Cavalcanti também foi a mais votada entre os candidatos a vice, com 46 votos. Ela compôs a chapa com Tonholo e concorreu com o professor Amauri Barros, candidato a vice na chapa da docente Maria Cícera, e com Cezar Nonato, vice na chapa de Thiago Trindade.

Agradeço a condução da reunião e aos conselheiros pelo resultado que corroborou com a escolha da comunidade universitária na consulta pública, que confiou no meu nome para recondução ao cargo de reitor, fazendo prevalecer, dessa forma, a democracia. Estamos há três anos e meio de nossa primeira gestão, e seguimos na construção de parcerias em prol da Ufal. Continuo com muito humildade, ouvindo, compartilhando. Peço a Deus que me dê muita sabedoria e energia, pois confio muito no poder da nossa Universidade como vetor de transformação social”, destacou o reitor eleito.

Na oportunidade, além de discorrer sobre desafios enfrentados, no decorrer de sua primeira gestão, ainda em curso, Tonholo fez uma breve retrospectiva sobre o processo de escolha para reitor da Ufal, com participação da comunidade universitária há mais de três décadas, assim como a elaboração da lista tríplice pelo Consuni, órgão de instância máxima da instituição. Destacou os riscos ao processo democrático e a insegurança que permeou a escolha para o cargo de reitor em 2019, quando concorreu pela primeira vez, venceu a consulta pública e foi eleito pelo Consuni para encabeçar a lista tríplice, mas havia a dúvida se o primeiro colocado seria mesmo nomeado pelo governo federal.

Reportando-se à então realidade vivida e destacando a importância da construção diária do fortalecimento do processo democrático interno, Tonholo enfatiza: Felizmente esse tempo já passou! Hoje nós temos um cenário nacional de respeito às universidades, temos a reconquista do pacto aqui dentro da Ufal. Nesse momento quero cumprimentar a professora Rita Souto Maior e o professor João Araújo, nossos adversários na disputa e respeitaram o pacto da Universidade, como tem acontecido com os reitores que nos antecederam. O nosso pacto fica honrado dentro da nossa Ufal e eu tenho muita confiança no respeito à nossa instituição”. Pelo pacto firmado entre os três segmentos universitários, candidatos que disputam a consulta pública e não são os escolhidos pela comunidade, não devem se inscrever para concorrer a lista tríplice.

A sessão extraordinária foi presidida pela professora Reivan Marinho de Souza, diretora da Faculdade de Serviço Social (FSSO), tendo na composição na mesa, o pró-reitor de Gestão de Pessoas e conselheiro do Consuni, Wellington Pereira, além da coordenadora da Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores (Secs), Thaís Simões.

As lutas travadas para instalação do processo democrático foram destacadas pela presidente da sessão. “Esse é um momento da universidade pública, de respeito às diferenças, do estado laico”, disse a professora Reivan, parabenizando os eleitos pelo Consuni e o fortalecimento da democracia em mais uma consulta pública.

E destaca: “Parabéns à comissão eleitoral que conduziu com sucesso a consulta pública inovando com o sistema de votação eletrônica, que contemplou os quatro campi da Ufal, a participação das chapas concorrentes ao processo de escolha pela comunidade universitária e pelo Consuni para composição da lista tríplice”.

Eliane Cavalcanti fez agradecimentos aos três segmentos universitários pela parceria no enfrentamento aos grandes desafios em sua primeira gestão como vice-reitora, ainda em curso. “Vivemos momentos difíceis, extremamente preocupantes. Ao reitor, meus agradecimentos pelo compartilhamento desse três anos e seis meses de gestão. Estar hoje no processo não é simples e nem fácil. A universidade não é um segmento. Somos uma comunidade e o papel que a Ufal desenvolve é de extrema importância em prol do futuro da sociedade alagoana. A nossa luta continua por uma educação mais justa, digna e igualitária. A todos vocês, gratidão imensa e vamos para mais quatro anos”, disse a vice-reitora eleita.

Democracia e universidade pública

O fortalecimento contínuo da democracia e da instituição alagoana recebeu destaque da maioria dos conselheiros durante a sessão do Consuni. Nos parabéns aos eleitos, o contexto de crise foi colocado, mas prevaleceu o desejo de uma gestão profícua, participativa, voltada para a qualificação acadêmica, visando à formação de recursos humanos para atender às demandas urgentes do estado de Alagoas, que segue com grandes desigualdades sociais. O resultado da consulta pública e respeito ao resultado pelo Conselho Universitário, foram considerados como fortalecimento da democracia no âmbito da instituição alagoana.

Nas congratulações ao reitor Tonholo e à vice-reitora Eliane, a conselheira Rita Souto Maior destacou a importância da democracia e da autonomia universitária. “É um prazer imenso participar desse momento, que é de celebração, de celebrar a vida, acima de tudo. Que a universidade seja voltada aos que mais precisam. Estou muito feliz em compor esse colegiado e do quanto é importante o avanço para uma universidade plural, democrática e viva”.

A representante docente Iracilda Moura parabenizou a mesa pela condução do trabalho e do momento democrático. “Somos uma casa que faz a diferença na vida das pessoas, com a formação de qualidade. A vocês, parabéns e desejo de sucesso!”.

O conselheiro João Paulo, representante dos servidores técnico-administrativos também se posicionou: “A Ufal continua a ser referência para a sociedade e é um patrimônio do povo alagoano. Este é o quinto momento histórico que participo como conselheiro numa sessão para a escolha da lista tríplice. Os meus parabéns ao professor Tonholo e à professora Eliane, eleitos para a recondução ao cargo”.

A conselheira Nadja Lopes, também representante dos servidores técnico-administrativos no Consuni, enfatiza: “Parabenizo os eleitos e à comunidade acadêmica. Destaco a importância das entidades Sintufal, Adufal e DCE para a defesa da democracia na universidade”.

A professora Cícera, segunda candidata a compor a lista tríplice, reforça: “Meus parabéns à professora Reivan Marinho pela condução da sessão, e aos eleitos na consulta pública e aqui no Consuni. Um segundo mandato é de muita responsabilidade e que o processo participativo de gestão para inclusão, diálogo e acesso continue. Os desafios são enormes, embora temos mais esperanças. O reconhecimento ao trabalho realizado pela atual gestão foi reconhecido na consulta pública com a aprovação de 74%. Que a Ufal continue avançando”.

Thiago Trindade saudou a professora Rita Souto Maior e o professor João Araújo pela participação no processo democrático e destacou a importância do debate, visando o fortalecimento da Universidade. “Registro a minha alegria e felicidade de vivenciar muito de perto esse momento histórico para escolha dos novos representantes da Ufal. Os meus parabéns ao professor Tonholo e à professora Eliane, eleitos pelo Consuni para a continuidade da gestão. Avançamos muito e vamos avançar muito mais. Desejo sucesso e me coloco à disposição para colaborar com o fortalecimento do processo democrático e da universidade”, reforçou.

Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), destacaa importância das três entidades [Sintufal, Adufal e DCE]na realização da consulta pública que, mais uma vez, reafirmou a democracia na instituição, e reforça o papel do Consuni, referendando a escolha no processo: “O resultado de 74% dos votos válidos obtido nos três segmentos da Ufal é um reconhecimento ao trabalho da atual gestão. Parabéns ao professor Tonholo e à professora Eliane pela gestão profícua e que a nossa luta pela universalidade continue.”

“A sessão do Consuni é uma grande saudação e celebração do processo democrático e construção de cidadania na Ufal. Há quatro anos estávamos num ambiente tenso nesse Conselho. O processo deste ano foi cansativo, mas de muita leveza. Parabéns aos eleitos, à professora Rita e ao professor João Araújo pela participação em todo o processo. Desejo muito sucesso à nova gestão da Ufal”, disse o conselheiro Wladimir Caramori, diretor do Centro de Tecnologia.

Os desafios enfrentados pela atual gestão da Ufal, sobretudo durante a pandemia de covid-19, foram colocados pelo professor Agnaldo Santos, do Campus do Sertão: “O enfrentamento à pandemia, logo no início da atual gestão, que tomou grandes e determinantes decisões, foi um período difícil. Há muitos desafios, mas estamos num segundo momento, com novo governo, com possibilidades de reinventar-se. Meus parabéns à futura gestão da Universidade Federal de Alagoas!”

O amadurecimento da universidade para fortalecer a democracia foi destacado pelo professor Walter Matias. “Estou há 30 anos na Ufal, uma instituição que já é plural, onde há o respeito à pluralidade, além de outras coisas. Mas temos que saber que qualidade de vida a gente quer”. E sobre democracia, enfatizou: “democracia é um lugar de conflitos. Se não temos maturidade para administrar conflitos, não adianta falar em democracia”, disse, referindo-se à necessidade da construção contínua do processo democrático. Parabenizou mais um momento histórico na Ufal e os eleitos pelo Consuni para a futura gestão da instituição.

Anderson Barros saudou os presentes, as entidades universitárias e a comunidade acadêmica pela participação e fortalecimento do processo democrático, assim como, a reunião extraordinária do Consuni: “Meus parabéns ao Tonholo e à Eliane, eleitos por esse Conselho para mais quatro anos de gestão que sempre foi pautada no diálogo, na transparência e na democracia”.

A conselheira Luciana Santana, diretora do Instituto de Ciências Sociais, reforça o avanço realizado pela atual gestão à frente da Ufal e o quanto a instituição necessita avançar mais. Cumprimentou os eleitos e os participantes da consulta pública, Rita Souto Maior e João Araújo, reforçando o fortalecimento do processo democrático na Ufal. Fez cumprimentos aos escolhidos para compor a lista tríplice e aproveitou para enfatizar: “A atual gestão é marcada pelo diálogo, compromisso de ouvir, não apenas elogios, mas há pontos que precisam avançar, melhorar. O Instituto de Ciências Sociais continuará contribuindo com a gestão da Ufal”.

O pró-reitor e componente da mesa, Wellington Pereira, exaltou a tranquilidade do processo: “A democracia prevaleceu e esperamos que outros processos em nossa Universidade venham e que sejam da mesma forma. Parabéns ao reitor eleito Tonholo e à vice-reitora eleita Eliane para a recondução aos cargos”.

Democracia e desafios

O momento de consolidação da democracia, marcado pela consulta pública e composição da lista tríplice, foi colocado pelo professor Jailton Lira, presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal). Ele parabenizou a atual gestão da Ufal, pelas condições de diálogos dadas à entidade e falou sobre a importância da participação dos servidores aposentados no processo. “A Adufal fez a defesa para a inclusão dos votos dos aposentados, buscando ampliar ainda mais o processo democrático, trazendo-os de volta ao centro do debate”, completou.

Jailton ressalta os desafios políticos e jurídicos e destaca o compromisso da entidade com as demandas judiciais em andamento. Ao parabenizar a futura gestão da Ufal, sob a condução de Tonholo e Eliane, o presidente reivindica o compromisso dos eleitos para as obrigações trabalhistas, além de mais condições para estudantes e de trabalho para servidores.

A escolha da lista tríplice pelo Consuni, encabeçada pelo reitor Tonholo, pautou a saudação do representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vicente Marcos. “A indicação de uma lista honrando o compromisso do resultado da consulta pública, assim como a ampliação de votos com a inclusão dos aposentados, fortalece o processo de democracia na Ufal. Parabéns aos eleitos para a continuidade de gestão e contem com os estudantes. Parabéns aos professores Rita Souto Maior e João Araújo, pela participação em todo esse processo. A Ufal é uma universidade que avança com o povo”, completou.

“Participei desse processo de escolha da lista tríplice durante os meus doze anos como conselheiro do Consuni. Mesmo aposentado, com a inclusão de votantes que estão nessa condição na nossa instituição, tive a oportunidade de dar continuidade à minha participação no processo de escolha para a futura gestão da Ufal”, disse o servidor Evilázio Freire.

E aproveitou para acrescentar: “Que a participação de aposentados se amplie para o Consuni, para a comissão CIS e a mesa nacional de negociações permanentes. E aqui reafirmo o sempre lema da Fasubra: reitor eleito, reitor empossado. Parabéns ao reitor Josealdo Tonholo e à vice-reitora eleita Eliane Cavalcanti”.