Com premiação de mais de R$ 90 mil, governo retoma Prêmio de Jornalismo

Inscrições acontecem entre os dias 29 de agosto e 13 de novembro, pelo site premiojornalismocientifico.al.gov.br
Por Rafael Maynart - Agência Alagoas
29/08/2023 16h45 - Atualizado em 31/08/2023 às 13h25
Silvio Bulhões, Alexandre Lino e Wendel Palhares. Foto: Pei Fon

Após anos de expectativa, o jornalismo alagoano volta a festejar o lançamento de mais uma edição do Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo, que ocorreu na manhã desta terça-feira (29), no Centro de Inovação e Tecnologia, no bairro de Jaraguá. O prêmio é realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom) e do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal).

Este ano, o prêmio conta com novidades e mais de R$ 90 mil em premiação serão distribuídos entre os 1º, 2º e 3º colocados em sete categorias. O Prêmio de Jornalismo Científico presta homenagem a um dos ícones do jornalismo e comunicação no Brasil, o alagoano José Marques de Melo, que foi professor universitário, pesquisador e o primeiro profissional a conquistar o título de doutor em Jornalismo do estado de Alagoas. As inscrições acontecem entre os dias 29 de agosto e 13 de novembro. Inscreva-se no site premiojornalismocientifico.al.gov.br .

Para o secretário-executivo de Comunicação, Wendel Palhares, o prêmio é importante para destacar ainda mais o potencial alagoano no campo da ciência e tecnologia e que a população conheça os inúmeros serviços ofertados pelo governo de Alagoas por meio digital.

“Um prêmio como esse faz com que o jornalista tenha uma motivação a mais para apresentar o que há de novo na ciência, o que há de novo na tecnologia, o que há de novo na inovação. Isso aí resolve problemas, porque imagine que pouco tempo atrás, para você renovar uma carteira ou renovar uma licença do carro, você precisava necessariamente ir ao Detran. Hoje, com o processo de transformação digital do Governo do Estado, com a ciência, com a tecnologia e com a inovação, é possível fazer todo esse procedimento por meio de um aplicativo. Muitos alagoanos desconhecem essa facilidade e quem faz essa informação chegar até a população é o jornalismo. Um prêmio como esse faz com que o jornalista busque essa informação, transmita essa informação  e tenha uma motivação para trazer histórias, porque por meio do jornalismo a gente consegue contar boas histórias”, destacou Palhares.

Alagoas tem se destacado nacionalmente pelas inovações desenvolvidas no Estado e, principalmente, na solução de problemas e ofertas de serviços para a população. O secretário Sílvio Bulhões (Ciência e Tecnologia) enfatizou o potencial alagoano no campo da Ciência e Tecnologia e que o estado está passando por uma transformação digital que vai melhorar e facilitar a vida dos alagoanos.

“Fui muito cobrado pela retomada deste prêmio, principalmente pelos nossos pesquisadores, porque temos muito para apresentar à população, e o prêmio é esta oportunidade que tanto querem, pois a solução de problemas de muitos pode estar mais fácil do que se imagina. O Governo de Alagoas está passando por uma transformação digital e muitos produtos nascem aqui [no Centro de Inovação e Tecnologia]. Esse prêmio volta para apresentar nossas potencialidades para o mundo”, disse.

O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, afirmou que incentivar a pesquisa, a ciência, é incentivar a mudança de vida da população, seja em qualquer campo. “É uma honra voltarmos com este prêmio que homenageia um grande jornalista e pesquisador. Somente com pesquisas, com a ciência é que podemos evoluir. Nossa expectativa é conhecer boas e grande histórias”, afirmou.

O presidente do Sindjornal, Alexandre Lino, comemorou o retorno do prêmio, principalmente pelo incentivo ao profissional de imprensa na busca por saídas para os desafios que a sociedade enfrenta.

“O Sindicato dos Jornalistas comemora essa conquista, um incentivo ao profissional da imprensa, que trabalha para construir a informação, o conhecimento, da mesma forma que eu incentivo o pesquisador que está na academia, está buscando saídas para os desafios que a sociedade enfrenta. Então, a gente comemora, é um momento importantíssimo para toda a sociedade alagoana”, concluiu.

Confira o edital.

Confira as categorias e suas respectivas premiações:

1 – VIDEORREPORTAGEM

• 1° lugar R$ 7 mil