Bienal sedia seminário sobre as novas estruturas e perspectivas da educação

Evento discute novas alternativas de formação docente e para aprendizagem em sala de aula
Por Jamerson Soares – jornalista com fotos de Renner Boldrino
15/08/2023 14h13 - Atualizado em 15/08/2023 às 14h19
Palestrante e professora da PUC-SP, Emília Cipriano

Começou, na última segunda-feira (14), o seminário da educação promovido pela Editora Cortez em parceria com Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O encontro segue até a quarta-feira (16), a partir das 19h, na sala Ipioca, que fica no primeiro andar do Centro de Convenções Ruth Cardoso, Jaraguá. O objetivo do seminário é realizar três dias de formação do profissional de educação, além de discutir as novas alternativas de formação docente e para a aprendizagem em sala de aula.

Serão três dias de encontros com autores do campo educacional que estão em evidência e com lançamentos de livros. O primeiro dia ficou por conta da professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Emília Cipriano, que trouxe diversos assuntos referentes aos fazeres pedagógicos na era da tecnologia, a humanização do professor, as abordagens e metodologias ativas na rede de ensino, a inclusão, entre outros.

“Sou professora há 36 anos. E nesses anos todos tive a oportunidade de viver diferentes formas de mudanças e transformações sociais. Isso me fez refletir o processo do professor de formação. Estou muito feliz de estar aqui porque sou filha do Nordeste, filha de pais nordestinos, apesar de ser paulistana eu gosto muito da cultura nordestina”, disse a professora.

Ela também destacou a relevância da realização da Bienal após o contexto pandêmico: “Este é um espaço que tem reunido famílias, em um espaço pós-pandêmico, tanta gente para dialogar, conversar sobre os significados, isso, para mim, é um ato de amor. As alternativas, buscar o coletivo, as formas colaborativas. Aqui eu vim muito mais para aprender, do que para ensinar”, contou Emília.

Para o coordenador do curso de Pedagogia da Ufal, professor Eraldo Ferraz, o Seminário é um momento muito importante para discutir a educação em sua totalidade.

“Discutir educação não é tão fácil assim, mas a gente insistir e persiste na ideia. O encontro é destinado para profissionais de educação, coordenadores, diretores, professores, que integram as escolas”, declarou o professor, que também enfatizou a grandiosidade da Bienal. “A Bienal proporciona a feira de livros, traz autores relevantes, então é grandioso. É um evento extraordinário que agrega vários outros eventos. Tem sido maravilhoso”, complementou.

A professora Cheila Vasconcelos esteve presente no evento e achou interessantes os temas abordados por Emília: “Um dos pontos que eu gostei muito foi relacionado às gaiolas das disciplinas, a gente continua com essas gaiolas. Além disso, me chamou a atenção as formações do professor, como também o olhar mais humano voltado para o professor e para o outro. Conversar mais e talvez esquecer um pouco o celular, no sentido de que precisamos dialogar mais, práticas que a gente perdeu. Achei bem interessante”, refletiu.

Inscrições

Ainda segundo o professor, 551 pessoas se inscreveram para o seminário. O período de inscrição já passou, mas ainda é possível realizar o ato presencialmente, na entrada da sala. O evento é totalmente gratuito.

Nesta terça (15), será a vez do autor Renato Casagrande realizar uma palestra, e na quarta-feira (16), último dia de seminário, o professor Cipriano Luckesi vai trazer à tona assuntos que têm como base a aprendizagem.

A 10ª Bienal Internacional do Livro segue até o dia 20 de agosto, sempre das 10h às 22h, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso. Lembramos que a entrada é franca. Para conhecer com antecedência a programação completa, visite o site do evento e siga-nos nas redes sociais: @bienaldealagoas. Estamos no Threads, no Instagram e no Facebook. As fotos oficiais do evento podem ser vistas no Flickr.