Ascom reúne equipe de Comunicação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Jornalistas, relações públicas, fotógrafos, designers e estagiários compõem grupo que vai atuar nos dez dias de evento
Por Deriky Pereira – jornalista / Fotros Renner Boldrino e Mitchel Leonardo
04/08/2023 16h16 - Atualizado em 07/08/2023 às 11h15
Reitor Josealdo Tonholo e a professora Cícera Albuquerque com a equipe de profisisonais responsáveis pela cobertura da Bienal

Reitor Josealdo Tonholo e a professora Cícera Albuquerque com a equipe de profisisonais responsáveis pela cobertura da Bienal

A manhã da sexta-feira (4) foi marcada pela reunião da equipe que atuará na Comunicação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Cerca de 30 profissionais, dentre jornalistas, relações públicas, fotógrafos, designers e social media, compõem a equipe do maior evento cultural e literário do estado, que acontecerá entre os dias 11 e 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca.

As coordenadoras de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas e da Bienal 2023, Márcia Alencar e Simoneide Araújo, apresentaram como será a dinâmica de atuação dos profissionais durante o evento. Ao lado de Rose Ferreira e Manuella Soares, elas também acompanharão a produção das pautas programadas, planejadas e distribuídas aos jornalistas que atuarão na cobertura do evento.

Os jornalistas Carlos Madeiro e Lenilda Luna ficarão à frente das atividades na Rádio Ufal, que terá programação ao vivo das 17h às 19h, podendo ampliar esse horário em parceria com as rádios Educativa e Difusora. Os trabalhos, inclusive, contarão com apoio de um grupo de estudantes de Jornalismo da Ufal, acompanhados também pelas professoras do curso Andréa Moreira, Lídia Ramires, Júlio Arantes e Manuela Callou, de Jornalismo e Relações públicas, que também farão boletins e flashes durante todo o dia.

As redes sociais ficarão a cargo de Jônatas Medeiros e Thyeres Medeiros, que se dividirão nas duas faixas de atuação da Bienal, ou seja, das 10h às 16h e das 16h às 22h. A cobertura fotográfica do evento será feita por Mitchel Leonardo e Renner Boldrino, enquanto que as designers Janaina Ribeiro e Valnice Eleutério atuarão no tratamento e edição das imagens e artes para o portal da Bienal.

Quem vai ser responsável pela edição e publicação das matérias no site da Bienal será o jornalista Deriky Pereira, com o apoio de Márcia Alencar e Simoneide Araújo na edição dos conteúdos. Essa equipe fará uma dobradinha com a Ascom Ufal, exclusivamente para divulgação das atrações relacionadas aos eventos da Universidade, uma das realizadoras do evento. Esse material será publicado também no portal oficial da instituição pela jornalista Jacqueline Freire.

Empenho dos profissionais

O reitor Josealdo Tonholo deu as boas-vindas aos profissionais contratados, que vão se somar à equipe da Ascom. Acompanhado da professora Cícera Albuquerque, decana da Ufal, cumprimentou a todos, um a um, parabenizando todas as pessoas e desejando sucesso nos trabalhos. Ele falou da missão e do desafio de estar à frente, junto com o governo do estado, da realização do maior evento cultural e literário do estado. A vice-reitora, Eliane Cavalcanti, também passou pela reunião e agradeceu o empenho dos profissionais para ampliar o acesso das pessoas às informações sobre tudo que vai rolar na Bienal.

“A Bienal é a Universidade se abrindo por completo e a gente não pode deixar isso se perder. Desde já eu agradeço a todos e todas vocês e digo que esse tem sido um momento de reposicionamento do estado de Alagoas em relação à nossa Ufal e eu não tenho dúvida que a gente vai fazer isso com muita competência e profissionalismo. Vocês são as pessoas que permitem isso chegar a todo mundo, a todo grande público, do país e do mundo”, disse o reitor.

Ao recordar que a Bienal é a maior já organizada por uma universidade pública, Tonholo também frisou que serão dias de bastante calor e alegria para os alagoanos e as alagoanas. “Mais de 300 títulos serão lançados, vamos ter chance de ter o Cacá Diegues como patrono, enfim, tem muita coisa boa vindo pela frente e a gente tem que aproveitar esses dias de muita energia. Vai ser a hora de a gente jogar o estado de Alagoas pra cima, com projeção nacional, e resgatar aquilo que a gente está fazendo pelo estado do ponto de vista de Educação, de Cultura, da Ciência, da Tecnologia, passando pelo livro que é o nosso objeto de desejo”, afirmou.

Parceria com o governo do estado

O reitor também reiterou a importância da parceria da Universidade com o governo de Alagoas para a realização da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. “Eu tenho que agradecer antecipadamente e peço a vocês que destaquem que a Bienal é uma realização da Ufal com o governo. No primeiro momento que eu procurei o governador [Paulo Dantas], ele não só abriu as portas do governo, mas disse: - vamos bancar juntos. Não fosse o governo do estado nós não teríamos a Bienal; o governo se colocou à disposição de forma ímpar com todas as suas secretarias”, assegurou.

A professora Cícera Albuquerque, diretora da Escola de Enfermagem (Eenf) e decana da Universidade, destacou o compromisso da equipe de profissionais com a boa informação e com a verdade. “A Bienal vai acontecer no Centro de Convenções e vocês vão levá-la para as periferias e para os lugares onde há pessoas que não têm condições de se locomover. E quem trabalha como vocês, com a verdade e com a transparência, é muito importante”, declarou.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com patrocínio do Sebrae e apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio da Natura e do Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.