Agosto Lilás começa na Ufal com discussão sobre assédio contra mulheres

Especialista em violência de gênero, delegada Ana Luiza Nogueira, é a convidada de docentes dos institutos de Física e de Matemática para falar sobre o tema
Por Simoneide Araújo - jornalista
01/08/2023 13h40 - Atualizado em 02/08/2023 às 16h09

O Agosto Lilás é o mês de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, instituído nacionalmente pela Lei 14.448/22, de 9 de setembro de 2022. Nesse contexto, professores da Universidade Federal de Alagoas promovem palestra no próximo dia 17, às 19h30, com a delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das delegacias especializadas em atendimento à mulher em Alagoas. O evento é voltado ao público feminino da instituição e terá transmissão pelo canal do Instituto de Física no Youtube.

O tema abordado pela delegada e professora será Segurança e enfrentamento ao assédio no campus. A palestra vai acontecer no auditório do Instituto de Física, no Campus A.C. Simões, em Maceió, e é aberta a toda comunidade da Ufal. Os professores do Instituto de Física,  Guilherme Almeida e Francisco Fidelis, e a professora Juliana Lima, vice-diretora do Instituto de Matemática (IM), estão à frente da organização e convidam, sobretudo as professoras, as técnicas e as alunas.

“É com muita alegria que anunciamos esse evento sobre assédio no campus, fazendo parte das ações realizadas no Agosto Lilás. Teremos a enorme honra de receber a doutora Ana Luiza, delegada especialista em atendimento à mulher no nosso estado, e para falar sobre um tema tão importante que é a proteção e o combate à violência contra as mulheres. Precisamos ter consciência que assédio não é brincadeira, é crime e deve ser tratado como tal”, afirmou a professora Juliana, ao completar que “A universidade deve ser um ambiente saudável a todos, a todas e a todes”.

A vice-diretora do IM também ressalta a importância da parceria com o Instituto de Física (IF) e a parceria  com a Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC). “De antemão, gostaria de agradecer aos professores Guilherme e Francisco, ao diretor do IF, Elton Nascimento, por abraçarem essa causa tão delicada, com o cuidado e atenção que ela merece. Agradecemos especialmente à delegada Ana Luiza pela disponibilidade, por dedicar um pouco do seu tempo para trazer dados e esclarecimentos sobre assédio contra a mulher”.

A convidada

A delegada Ana Luiza Nogueira é doutoranda em Linguística e Literatura e mestre em Direito Público, ambos pela Ufal e especialista em violência de gênero. É professora de Direito Penal e Direito Processual Penal. É delegada de Polícia e coordena as delegacias especializadas de Atendimento à Mulher.

Foi gestora de diversas unidades operacionais da Polícia Civil de Alagoas, dentre elas, a Deic, o Departamento de Polícia Judiciária, da capital e do interior, e a Coordenação de Inteligência da Polícia Judiciária. Também foi membro do Conselho Municipal de Segurança Pública de Maceió (Comsema) e do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca/AL).