Abertura da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas será nesta sexta-feira

Maior evento cultural e literário do estado seguirá até 20 de agosto com variada programação
Por Deriky Pereira – jornalista
07/08/2023 14h41 - Atualizado em 11/08/2023 às 12h08

Tá vindo aí! Falta menos de uma semana para a abertura da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O maior evento cultural e literário do estado abrirá as portas do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió, nesta sexta-feira (11), às 16h, quando será realizada a solenidade de abertura. Em seguida, a partir das 18h, a feira estará liberada ao público. E o melhor: tudo de graça, sem pagar nada!

Estarão presentes na abertura o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo; o governador de Alagoas, Paulo Dantas; a coordenadora geral da Bienal, Sheila Maluf; a Cônsul-geral da Argentina no Recife, Julieta Grande, dentre outras autoridades que deverão participar deste momento que vai marcar o retorno da Bienal para os alagoanos e alagoanas depois de quatro anos, com um hiato de dois, em 2021, por conta da pandemia da covid-19.

E as expectativas? Lá no alto! “São as melhores possíveis, estamos em contagem regressiva para este grande evento. Vamos fazer um descerramento simbólico das fitas que terão as cores da bandeira de Alagoas e, a partir das 6 da Tarde, a abertura para o público em geral que contará também com espaços instagramáveis para fazer fotos e muitas mais atrações”, explicou a professora Sheila Maluf, coordenadora geral da 10ª Bienal de Alagoas.

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, destacou ainda a participação do deputado Paulo Fernandes dos Santos, o Paulão, que contribuiu para a realização da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas a partir de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil.

Variada programação

Os preparativos estão a todo vapor. A estrutura pensada e projetada pela arquiteta Mirna Porto já está sendo totalmente montada e o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso já se prepara para receber os cerca de 400 mil visitantes para acompanharem a programação da Bienal 2023. Serão mais de 300 lançamentos durante o evento, sendo cerca de 100 apenas da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

As salas Tamarindo, Pitanga, Mangaba, Siriguela, Ipioca, Jatiúca e tantas outras dispostas no Centro de Convenções também já aguardam o grande público para assistir e participar das mais de 20 palestras, 80 mesas-redondas e os mais de 10 tipos de oficinas que foram planejadas para o maior evento cultural e literário do estado, além de conversas com autores, espetáculos musicais e muito mais. Veja os detalhes aqui.

A criançada tá chegando!

O agendamento de escolas de Alagoas para visitarem a Bienal 2023 foi um sucesso. Tanto que em poucos dias as vagas já estavam esgotadas. E eles estão vindo com tudo: serão 30 ônibus por período, durante os dez dias do evento, para acompanharem uma programação também pensada com carinho e cuidado, além de monitores que estarão fantasiados para levarem as crianças a uma imersão ao universo da cultura e da literatura.

Opções para Pessoas com Deficiência (PcD) também foram planejadas, visando a inclusão e acessibilidade, com o apoio do Projeto Tatu, o que reitera uma das mensagens deixadas pela professora Sheila Maluf desde o início: a Bienal é para todas as pessoas! Todas mesmo!

Convidados, homenagens e mais

E não para por aí. Para marcar o retorno da Bienal, a equipe preparou a vinda de nomes marcantes, tais como Ailton Krenak, Itamar Vieira Junior, Kabengele Munanga, Paula Pimenta, Carlos Ruas, Carla Akotirene, e tantos outros. Além disso, Alagoas também terá homenagens especiais, tanto na figura de Jorge de Lima – com palestras e espetáculos –, além de Nise da Silveira e do cineasta Cacá Diegues, que será patrono desta edição do evento.

Vale destacar ainda que, para esta edição, a décima, a Bienal escolheu como país homenageado a Argentina, trazendo um espaço dedicado à comercialização de livros de diferentes editoras do país, com destaque para publicações e coleções da UNR Editora, que é a editora da Universidad Nacional de Rosário (UNR), e da HyA Ediciones, editora da Faculdade de Humanidades e Artes da mesma instituição.

Mas a Argentina também terá convidados presentes, tais como: Nicolás Manzi, diretor da UNR Editora, membro da Comissão diretiva da Câmara Argentina do Livro (CAL); Rubén Chababo, que atualmente dirige a HyA Ediciones e esteve à frente do Museu da Memória da Cidade de Rosário e do Museu Internacional para a Democracia; e Andrés Tzeiman, doutor em Ciências Sociais, mestre em estudos sociais latino-americanos e professor da Universidad de Buenos Aires (UBA).

Veja a programação do país homenageado aqui.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com patrocínio do Sebrae e apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio da Natura e do Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

O reitor Josealdo Tonholo destacou a participação do deputado Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, que contribuiu para a realização da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas a partir de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil.

Veja as novidades no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @‌bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.