Ufal participa de reunião sobre evasão com Ministério da Educação do Chile

Na pauta, troca de experiências de diferentes sistemas de informação para evitar e prevenir a evasão escolar no Brasil e no Chile
Por Simoneide Araújo – jornalista com Assessoria do Mineduc Chile
18/07/2023 15h25 - Atualizado em 19/07/2023 às 17h01
Equipe de pesquisadores do Nees da Ufal em reunião com integrantes do Ministério da Educação do Chile

Pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas participaram de reunião com integrantes do Centro de Estudos do Ministério da Educação (CEM) do Chile. O momento foi promovido para ambos os países compartilharem experiências de diferentes sistemas de informação com o intuito de evitar e prevenir a evasão escolar.

Realizado no final de junho deste ano, o encontro entre pesquisadores e gestores também buscou revisar questões relacionadas às trajetórias educacionais, além de construir espaços de reflexão e boas práticas entre os dois países, com perspectivas de que se mantenham por longo prazo.

Os pesquisadores do Nees da Ufal, responsável pela criação e execução do Sistema de Alerta Preventivo (SAP) de Evasão e Abandono Escolar no Brasil em parceria com o Ministério da Educação (MEC) brasileiro, apresentaram o trabalho desenvolvido e em execução. O SAP envolve a elaboração, a recolha e a disponibilização de informação de um inquérito psicométrico com as comunidades escolares e o objetivo é recolher o risco de abandono escolar. Atualmente, eles estão em fase piloto e esperam escalar o sistema com o apoio do MEC no Brasil.

De acordo com o coordenador do SAP Brasil, Thiago Damasceno Cordeiro, o momento foi muito positivo. “O encontro presencial foi uma excelente oportunidade de trocas de experiências entres os países [Brasil e Chile] e impulsiona o desenvolvimento da área educacional na América Latina e Caribe rumo à construção de estratégicas de proteção e diminuição do risco à evasão escolar”, enfatizou.

Em relação aos gestores do CEM, eles apresentaram os principais dispositivos dos sistemas de informação e monitoramento do plano de reativação educativa, isto é, o relatório para comunidades educativas, apoiadores e equipes regionais; o Sistema de Informação e Acompanhamento de Trajetórias Educacionais (Simte) do Ministério da Educação para o Serviço Nacional de Proteção Especializada da Criança e do Adolescente (SPE) Melhor Infância, e o Serviço Nacional de Reinserção Social Juvenil (substitui o Sename); e o projeto Sistema de Proteção de Trajetória Educacional (Projeto BID). Da mesma forma, a equipe do Sistema de Alerta Prévio do Ministério do Desenvolvimento Social anunciou o sistema de alerta precoce para contribuir com a reunião.

Sobre a importância da participação do Centro de Estudos neste tipo de discussão, a coordenadora de Gestão Estratégica do CEM, Rocío Díaz, afirma: “A promoção de espaços de colaboração internacional em nível regional (América Latina) nos permite obter um ponto de vista, onde existem contextos bastante semelhantes ao Chile. Desta forma, conhecer em profundidade estas iniciativas permite-nos complementar a nossa perspectiva sobre a proteção das trajetórias educativas, bem como reconhecer os pontos fortes e fracos das nossas próprias iniciativas. Assim, é importante que o CEM receba feedback internacional sobre os projetos e ações que estão sendo conduzidos na linha das trajetórias educativas, a fim de fortalecê-los e alimentá-los sob diferentes olhares”.

Da equipe brasileira do Nees, participaram Thiago Damasceno Cordeiro, coordenador do SAP Brasil e professor do Instituto de Computação da Ufal, e Rodrigo Lisbôa Pereira, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Além dos coordenadores do projeto, também estiveram presentes à reunião, Leogildo Alves Freires, pesquisador e diretor do Instituto de Psicologia da Ufal, Angelina Nunes de Vasconcelos  e Luan Filipy Freire Torres. Todos membros da equipe do SAP Brasil e integrantes do Nees da Ufal.

O diretor de Operações do Nees da Ufal, Leonardo Brandão Marques, professor do Centro de Educação (Cedu), acompanhou todos os trabalhos desenvolvidos pela equipe brasileira junto com os colegas Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo, da Universidad Alberto Hurtado, e Mariana Bandeira, da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, colaboradores do Núcleo.