Sinfra investe R$ 1,6 mi e atende mais de 6 mil pedidos de manutenção

Por Eduardo Almeida - jornalista / Renner Boldrino (fotógrafo)
05/07/2023 14h53 - Atualizado em 12/07/2023 às 11h38
Walter Santos, coordenador de Manutenção, superintendente Felipe Paes e Emerson Camelo, coordenador de projetos da Sinfra

Responsável pelas atividades ligadas à infraestrutura, à segurança e à logística da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) tem avançado a passos largos nos últimos anos. Só em 2022, por exemplo, foi investido aproximadamente R$ 1,6 milhão para a aquisição de produtos que possibilitaram o atendimento de mais de 6 mil solicitações de manutenção na instituição.

O montante foi aplicado na compra de itens como manta asfáltica, lâmpadas de LED, torneiras, pias, registros, tinta e fiação, viabilizando a realização das atividades do ensino, da pesquisa e da extensão pela comunidade acadêmica. Nem mesmo os sucessivos cortes de recursos por parte do governo federal inviabilizaram as ações de melhorias.

“A escassez orçamentária e a pandemia foram, sem dúvida, os maiores desafios recentes que enfrentamos. Sem orçamento, não foi possível executar tudo o que gostaríamos, mas, mesmo assim, nós recebemos apoio incondicional da gestão central para tentar alcançar todas as unidades que formam a Ufal”, explicou o engenheiro civil Felipe da Rocha Paes, que atua como superintendente de Infraestrutura da Universidade.

Outro avanço importante registrado pela equipe nos últimos anos, foi o aprimoramento dos processos licitatórios, diante da reabertura do setor de compras da Sinfra em 2021. Além de garantir mais eficiência na prestação de serviços, a medida também atendeu às exigências de órgãos externos para que as novas edificações na Universidade tenham alvará de funcionamento, licença ambiental e auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

“A Sinfra tem trabalhado constantemente para melhorar a prestação dos serviços que estão sob a sua responsabilidade. Uma das formas de alcançar esse objetivo é aumentando o seu leque de atuação. Nos últimos anos, firmamos alguns contratos importantes com empresas especializadas em prestação de serviços de jardinagem, controle de pragas urbanas e manutenção e restauro de prédios históricos”, acrescentou Felipe Paes.

No entanto, de acordo com o engenheiro civil, a tarefa de garantir melhorias na infraestrutura e na logística da Universidade não tem sido fácil, sobretudo pelo fato de que a Superintendência não atua apenas no Campus A.C. Simões, em Maceió, mas também desempenha serviços nos campi Arapiraca, do Sertão, em Delmiro Gouveia, e de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo – o que inclui as sedes e suas unidades.

“O maior desafio é prover os serviços necessários para manter a diversidade de atividades realizadas no âmbito da Ufal em pleno funcionamento. Isso, somado ao tamanho da Universidade, torna o desafio ainda maior, tendo em vista a grande quantidade de recursos financeiros e humanos que devem ser empregados para manter toda essa estrutura funcionando”, ponderou o superintendente Felipe Paes.

Para 2023, o gestor se mostra otimista. Segundo Paes, a equipe da Superintendência tem se debruçado sobre projetos que devem alavancar ainda mais a área de infraestrutura e logística. Algumas das medidas, conforme ele explica, estão em fase avançada e devem ser implementadas em breve na instituição.

“Entre as novidades que estão em fase de planejamento podemos citar os processos administrativos para contratação de empresas especializadas na manutenção de aparelhos de ar-condicionado e manutenção de plataformas elevatórias e elevadores. A perspectiva é que esses serviços estejam disponíveis este ano”, destacou Felipe Paes.

E acrescenta: “Outras duas novidades, estas em fase de execução, são a perfuração de um poço artesiano que vai tornar a Ufal autossuficiente no fornecimento de água para o Campus A.C. Simões e a parceria firmada com a Casal e Sanama, que viabilizou a recuperação de parte do Sistema de Tratamento de Esgoto do Campus A.C. Simões, o que vai possibilitar a abertura da mesa de negociações entre Ufal, o IMA [Instituto do Meio Ambiente] e a Semarh [Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], para que a Universidade trate seu próprio efluente”.

Quando concluídas, as medidas poderão gerar uma economia aos cofres públicos da ordem de R$ 6 milhões por ano. “Aqui vale citar o apoio do magnífico reitor, Josealdo Tonholo, dos professores Vladimir Caramori e Nélia Callado, ambos do Ctec [Centro de Tecnologia], e do então presidente da Casal, Clécio Falcão, sem os quais não seria possível a formalização do acordo”, concluiu Paes.

Você sabia?

Entre os serviços realizados pela Sinfra estão manutenção predial, rede elétrica, rede de esgoto e vias; controle de pragas urbanas (cupins, escorpiões, ratos); capina e poda da vegetação; coleta de resíduos laboratoriais; elaboração de projetos de engenharia, arquitetura, rede lógica e segurança; execução de obras públicas; combate a incêndio e pânico; transporte; segurança patrimonial; e limpeza.

Saber Ufal Nº 5 - 2023.pdf