HU é reconhecido pela Anvisa como de alta segurança para pacientes

Foram considerados para avaliação 21 itens de qualidade
Por Rejane Lessa - Ascom HU
05/07/2023 14h31 - Atualizado em 06/07/2023 às 16h53

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está entre os hospitais brasileiros que conquistaram a classificação de alta conformidade em segurança do paciente, de acordo com relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado em maio deste ano e referente a dados coletados em 2022.

Foram analisados 21 itens, como Núcleo de Segurança do Paciente instituído, protocolo para prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.

“Esta iniciativa proporcionou o processo de melhoria do monitoramento dos protocolos, como também das práticas de segurança do paciente, buscando a qualidade no cuidado seguro”, observa Celina Azevedo Dias, chefe do Setor de Gestão da Qualidade da unidade hospitalar. “Ressaltando que esta conquista é de todos os profissionais do HU, pelo grande esforço e dedicação coletiva”, complementa.

Empenho e compromisso

Para o superintendente do Hospital Universitário, professor Célio Rodrigues, o resultado mostra o empenho e compromisso de todos os que fazem a instituição, no esforço de melhorar continuamente os serviços prestados aos alagoanos. "que encontram no hospital atendimento de excelência e 100% SUS". “Todos os trabalhadores que atuam em nossa unidade, integrante da Rede Ebserh e do serviço público brasileiro, estão mais uma vez de parabéns por esta conquista”, afirma o gestor.

Conformidade a indicadores

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

Além do preenchimento de formulários para atestar a conformidade aos requisitos com a devida comprovação documental, houve visitas presenciais de equipes avaliadoras a unidades hospitalares sorteadas.

Conheça o relatório completo da Anvisa.