Curso de nivelamento em propriedade intelectual abre inscrições segunda-feira

Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal é parceiro do INPI nessa atividade gratuita que acontece de 1º a 31 de agosto
Por Simoneide Araújo – jornalista
21/07/2023 15h17 - Atualizado em 21/07/2023 às 15h30

Atenção, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas! As inscrições para o curso de nivelamento Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tecnológica acontecem de 24 e 28 deste mês, mas estão limitadas ao número de vagas. O curso vai acontecer de 1º a 31 de agosto, com carga horária de 20 horas, on-line e totalmente gratuito.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Alagoas é parceiro do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na divulgação do Programa de Mentoria em Propriedade Industrial (PMPI), que consiste em duas etapas. Uma delas é esse curso de nivelamento sobre conceitos básicos de Propriedade Intelectual, ofertado pela Academia do INPI.

Essa atividade busca capacitar profissionais de empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia, (ICTs) que atuam em negócios de base tecnológica nessa temática da PI, sobretudo no campo de patentes. O curso está dividido em cinco módulos e é pré-requisito para participação nas ações de mentoria. É totalmente on-line, com videoaulas gravadas, e haverá certificado para aqueles que fizerem todos os módulos, alcançarem nota mínima de 60% na avaliação final e responderem à pesquisa pós-curso.

A segunda etapa do Programa de Mentoria é uma sessão de tira-dúvidas com membros analistas do próprio INPI. De acordo com Sílvia Uchoa, coordenadora do NIT da Ufal, essa fase vai auxiliar pesquisadores em relação aos seus pedidos de proteção de patentes, o que vai depender da indicação do próprio NIT e de o pesquisador ter vínculo com a Universidade. “A participação no curso de nivelamento é livre e para se inscrever é necessário apenas a criação de um usuário e senha, caso não possuam cadastro na plataforma da Academia Virtual INPI”, informou a professora.

E destaca: “A sessão de mentoria possibilita aos pesquisadores ter acesso direto a quem faz o exame da proteção e, assim, pontuar as formalidades necessárias aos pedidos de patentes que tenham em andamento, sempre buscando eliminar dúvidas quanto ao correto uso dos sistemas e ferramentas do INPI. A execução da mentoria será agendada diretamente com o mentor.”

A coordenadora avisa que a participação no programa da etapa de mentoria depende da indicação do facilitador, neste caso, o NIT da Ufal, e poderá ser solicitada por meio deste link.

Em anexo, a ficha técnica do curso com mais informações.