Consulta à comunidade: duas candidaturas disputam a Reitoria da Ufal

O primeiro turno será nos dias 1 e 2 de agosto, de modo virtual
Por Lenilda Luna - jornalista
10/07/2023 13h23 - Atualizado em 13/07/2023 às 12h41
Chapa 1 – Ufal Plural: um novo tempo para a democracia e Chapa 2 – Avança, Ufal! (Fotos: Renner Boldrino e Izadora Garcia)

A comunidade universitária está sendo convocada a indicar sua preferência para a gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para o período de 2024-2028. A Comissão Coordenadora da Consulta à Comunidade Universitária, formada por representantes da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e Diretório Central de Estudantes (DCE), já divulgou as candidaturas.

As duas chapas inscritas receberam a numeração por ordem de inscrição: Chapa 1 – Ufal Plural: um novo tempo para a democracia: formada pela professora Rita de Cássia Souto (reitora) e pelo professor João Araújo Barros (vice-reitor); Chapa 2 – Avança, Ufal!: formada pelo professor Josealdo Tonholo (reitor) e a professora Eliane Cavalcanti (vice-reitora).

A votação para a consulta será on-line e acontece, em primeiro turno, nos dias 1 e 2 de agosto, de 8h às 21h. A Comissão vai disponibilizar telefones para atendimento remoto aos votantes e instalará mesas de apoio técnico e atendimento aos membros da comunidade universitária.

Também serão instalados computadores em rede de internet, caso o atendimento seja presencial, nos seguintes locais: Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca); Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU); Espaço Cultural (Praça Sinimbú); Reitoria (auditório); sede da Adufal; e sede do Sintufal.

Podem votar na Consulta à Comunidade Universitária: docentes integrantes da carreira do magistério público federal; docentes substitutos e voluntários durante a vigência do seu contrato; estudantes regularmente matriculados, técnico-administrativos; docentes e técnico-administrativos aposentados. Caso nenhuma candidatura alcance a maioria dos votos, haverá segundo turno, nos dias 8 e 9 de agosto.