Começa o processo para escolha de futura gestão da Ufal - 2024-2028

O Regimento da Consulta apresenta as datas do processo de escolha de consulta à comunidade universitária
Por Diana Monteiro - jornalista
03/07/2023 16h35 - Atualizado em 04/07/2023 às 14h15

Já estão definidas pela Comissão Coordenadora da Consulta à Comunidade Universitária as etapas do processo que vai escolher reitor\a e vice-reitor\a da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para o quadriênio 2024-2028.

De acordo com o Regimento aprovado, a consulta será no mês de agosto: primeiro turno nos dias 1 e 2 e, segundo turno, nos dias 8 e 9. Só haverá o segundo turno caso nenhuma das chapas concorrentes, em número superior a duas, alcance metade mais um (50% + 1) dos votos válidos apurados. O novo pleito será entre as duas chapas mais votadas.

Conforme o Regimento, o prazo para inscrição de chapas que participarão da consulta começa nesta terça-feira (4) e vai até a quinta-feira (6). A inscrição tem como local a sede da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), localizada no Centro de Interesse Comunitário (CIC) - Campus A. C. Simões, de 9 às 17 horas.

Consta no Regimento que a Consulta será realizado de forma paritária entre os segmentos da comunidade universitária, ou seja, cada um dos três segmentos, docente, técnico-administrativo e estudantes, deverá representar um terço do percentual de votos válidos.

A consulta também contará, como votantes, com a participação de servidores aposentados, conforme aprovação das assembleias específicas das entidades Sintufal e Adufal, realizadas no último mês de junho.

A Comissão Coordenadora da Consulta é constituída por representantes das três entidades representativas dos seus respectivos segmentos, docente, técnico-administrativo e estudante, sendo composto por nove membros titulares e três suplentes. A Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) é representada por três representantes titulares e um suplente, assim como, o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e Diretório Central dos Estudantes (DCE) Quilombo dos Palmares, em defesa da autonomia universitária.

De acordo com o Regimento, entre as competências da Comissão Coordenadora estão: a realização da inscrição dos candidatos, na modalidade de chapas, constando a indicação de Reitor e Vice-Reitor; emissão de instruções gerais para organização da Consulta; Supervisionamento e fiscalização da campanha de divulgação das propostas. Também caberá à comissão a publicação da relação de chapas inscritas. É ainda de competência da comissão presidir a apuração, publicar os resultados e resolver os casos omissos no Regimento.

Essa é uma consulta informal que servirá de referência para os nomes que vão ser escolhidos pelo Conselho Universitário (Consuni), que por tradição aprova\homologa o resultado das urnas.

Componentes da Comissão

São representantes pela Adufal: Sandra Lúcia dos Santos Lira, Ailton Silva Galvão, Marta de Moura Costa e Esmeralda Moura. Pelo Sintufal: Kleber José Santos, Maria de Fátima dos Prazeres Leobino, Fernando de Oliveira Tenório Neto e José Marcos Gomes. O DCE tem como representantes na comissão: Maria Fernanda Barbosa Sant´Anna, Giovanni Davi Rodrigues Barbosa, Jackson de Jesus dos Santos Lima e Ezir Colaço Glaucyelle Honorato dos Santos.

Veja em anexo mais informações sobre o Processo de Consulta.