Campus Arapiraca recebe trator para aulas práticas dos cursos de ciências agrárias

Equipamento e implementos agrícolas foram adquiridos a partir de emendas do deputado federal Paulão (PT/AL)
Por Izadora García - relações públicas
28/07/2023 14h55 - Atualizado em 31/07/2023 às 09h28
Trator entregue ao Campus Arapiraca vaia tender a várias demandas acadêmicas e administrativas

O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas recebeu, na manhã desta sexta-feira (28), um trator TL5 da marca New Holland para as atividades práticas dos cursos de ciências agrárias, Agronomia e Zootecnia. Equipamento também será utilizado por agricultores familiares da região circunvizinha à Ufal e foi adquirido a partir de emendas parlamentares destinadas à Ufal pelo deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT/AL).

Para o professor Cícero Adriano Vieira, o trator representa um grande avanço, que chegou após 17 anos de espera. “Este equipamento é de relevada importância para a qualificação das aulas práticas das disciplinas de Máquinas e Equipamentos Agropecuários do curso de Zootecnia e Máquinas e Mecanização Agrícola, ambas do curso de Agronomia”, avaliou.

O equipamento auxiliará na formação dos futuros profissionais, a partir do acesso às aulas práticas mais bem estruturadas e do contato com as comunidades rurais”, complementou.

De acordo com o docente, as aplicações do equipamento são variadas, incluindo o preparo de áreas experimentais do campus, auxílio em projetos de pesquisa, em nível de graduação e pós-graduação, preparo de solo para plantio e a realização de trato em áreas de cultivo. Além disso, o trator possibilitará um maior contato com a comunidade, seja por meio de atividades de extensão voltadas à capacitação de agricultores familiares ou por meio de parcerias com coletivos, cooperativas, associações, secretarias de agricultura ou órgãos como o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL).

O trator também promoverá autonomia para o Campus Arapiraca, que poderá realizar a limpeza e a manutenção de suas dependências, por meio de atividades como a roçagem do mato, recolhimento de material orgânico, transporte de materiais e suporte para produção de compostos orgânicos para plantios agroecológicos.

Esse trator vai trazer muitos benefícios, não apenas para os cursos de Agronomia e Zootecnia do Campus Arapiraca, mas também para a comunidade circunvizinha à Universidade, uma vez que muitas ações em parceria com agricultores familiares poderão ser fechadas. E é muito importante que a Ufal cresça no diálogo de cooperação com os movimentos sociais”, avaliou o reitor Josealdo Tonholo.

Sou um parceiro da educação pública e gratuita e tenho sido, durante minha caminhada, um parceiro da Ufal. Agora estamos entregando um trator para o curso de Agronomia e Zootecnia do Campus Arapiraca. Nosso objetivo é contribuir com estudos e pesquisas de alunos e professores do curso que têm os olhos e as ações voltados para a agricultura de pequenos e grandes produtores rurais. Essa luta por um ensino de qualidade é de todos nós”, afirmou Paulão.

Queremos agradecer imensamente ao deputado federal Paulão pelo apoio, disponibilidade e colaboração com a Universidade e nossos cursos de Agronomia e Zootecnia, pela doação do trator e alguns implementos agrícolas, que servirão para a qualificação das aulas práticas dos nossos estudantes e para o desenvolvimento da agricultura familiar do Agreste por meio de parcerias com suas organizações coletivas sem fins lucrativos”, concluiu professor Cícero.