10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas homenageia a Argentina

País homenageado contará com estande de editoras argentinas, além de integrar a programação com diversas atividades
Por Ascom Bienal
18/07/2023 15h16 - Atualizado em 18/07/2023 às 19h29

A cada edição, a Bienal Internacional do Livro de Alagoas elege um país para ser homenageado. Na décima realização do maior evento literário do estado, que ocorrerá de 11 a 20 de agosto, a nação escolhida está bem ao lado do Brasil: a Argentina. O critério da escolha se deve ao fato de ser um país com uma trajetória de avanços no campo democrático da educação, da cultura e dos direitos humanos.

Pensando nisso, a programação do país hermano dentro do evento deste ano busca promover um intercâmbio de conhecimentos. É que durante o evento, das 10h às 22h, o público poderá conhecer o estande da Argentina, um espaço dedicado à comercialização de livros de diferentes editoras do país, com destaque para publicações e coleções da UNR Editora, que é a editora da Universidad Nacional de Rosário (UNR), e da HyA Ediciones, editora da Faculdade de Humanidades e Artes da mesma instituição.

No período de 12 a 15 de agosto, convidados argentinos e brasileiros poderão realizar trocas de experiências durante as palestras, os lançamentos de livros e as oito mesas-redondas que fazem parte da programação. As atividades vão abordar temas como direitos humanos, diversidade cultural na América Latina e o contexto de atuação de editoras universitárias e independentes do Brasil e da Argentina, por exemplo.

Dentre os convidados argentinos, vão participar da Bienal Nicolás Manzi, diretor da UNR Editora, membro da Comissão Executiva da Rede de editoras de Universidades Nacionais (Reun) e da comissão diretiva da Câmara Argentina do Livro (CAL); Rubén Chababo, que atualmente dirige a HyA Ediciones e esteve à frente do Museu da Memória da Cidade de Rosário e do Museu Internacional para a Democracia; e Andrés Tzeiman, doutor em Ciências Sociais, mestre em estudos sociais latino-americanos e professor da Universidad de Buenos Aires (UBA).

Confira abaixo a programação da Argentina, país homenageado pela Bienal.

12 de agosto, sábado

16h – Mesa: Direitos Humanos na América Latina
Convidado: Rubén Chababo (UNR)
Mediação: Elaine Pimentel (Ufal)
Local: Sala Siriguela

19h – Mesa: Debate sobre o Estado dependente periférico (1970 e 1980), seguido de lançamento do livro Estado e economia capitalista na América Latina
Coordenação: Adriano Nascimento (Ufal)
Convidado: Andrés Tzeiman (UBA)
Local: Sala Jatiúca

13 de agosto, domingo

16h – Mesa: Editoras universitárias: cenários e perspectivas entre Brasil e Argentina
Convidados: Renildo Ribeiro (Uneal), Rubén Chababo (UNR), Nicolás Manzi (UNR)
Mediação: Ivamilson Barbalho (Ufal)
Local: Sala Siriguela

19h – Mesa: Estado e desenvolvimento no século XXI latino-americano: análises das experiências dos governos progressistas e neodesenvolvimentistas na região.
Participantes: Andrés Tzeiman (UBA) e Jones Manoel
Mediação: Adriano Nascimento
Local: Sala Jatiúca

14 de agosto, segunda-feira

14h – Mesa: Enlaces entre Brasil e Argentina: o papel das editoras independente
Convidados: Nilton Resende (Trajes Lunares), Richard Plácido (Loitxa Lab), Nicolás Manzi (UNR), Renata Czarny (Labafera)
Mediação: Erika Santos (Livraria Novo Jardim)
Local: Sala Siriguela

16h – Palestra: Contexto dos quadrinhos na Argentina, seguida do lançamento do livro Humor em Quadrinhos (v.3): retratos da cidade em Macanudo, de Liniers
Convidado:Jozefh Queiroz (Ufal)
Local: Sala Siriguela

19h – Mesa: Tradução no contexto literário, seguida do lançamento do livro Fantasma, de Nilton Resende
Mediação: Ildney Cavalcanti (Ufal)

15 de agosto, terça-feira

14h – Mesa: Diversidade cultural na América Latina
Palestrantes: Patricia Neyra, Jacqueline Vásquez e Ana Barandela

19h – Mesa: Rosário ressoa: sons negros na cidade branca
Coordenação: Grupo de pesquisa Filomove
Lançamento do Dossiê Estamos Aqui: Debates Afrolatinoamericano em Perspectiva Brasil Argentina, v.1 e v.2
Coordenação: Professora Natacha Muriel López Gallucci (UFC/Ufal)

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.