Universidades públicas e Seduc se unem para planejar Semana de C&T

Evento voltado para a divulgação da ciência e da tecnologia para educação básica acontecerá em outubro
Por Rose Ferreira - Ascom/Ufal; e Patrícia Barros - Ascom/Uncisal Fotos: Patrícia Barros
22/06/2023 17h11 - Atualizado em 22/06/2023 às 19h26
Vera Pontes, coordenadora-geral do evento na Ufal

Integrar para expandir. Expandir para popularizar a ciência e a tecnologia em Alagoas. Com esses objetivos em mente, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi a anfitriã da primeira reunião entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (Seduc), nesta quarta-feira (21), para discutir a configuração da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Educação Básica (Sinpete) 2023.

“Antes denominado de Simpósio Intermunicipal, o Sinpete, realizado em outubro de 2022, abriu os caminhos para algo muito maior: uma semana de atividades, mostras científicas e inserção de alunos da educação básica e ensino médio no mundo da pesquisa e da inovação. Por isso, este ano, nossa proposta é termos a Sinpete como integrante da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), agregando instituições parceiras e ampliando o alcance”, esclarece Vera Pontes, coordenadora-geral do evento na Ufal.

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a SNCT deste ano será realizada em outubro, em todo o país, e é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A ideia é que a Sinpete aconteça, então, de 16 a 20 de outubro, em Maceió e municípios do agreste e sertão alagoanos, levando em consideração critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

De acordo com Vera Pontes, é importante que as escolas tenham acesso à ciência e tecnologia de qualidade, porque isso tem um impacto na qualidade dos estudantes que chegam à universidade. “Temos que trabalhar a base, trabalhar as escolas. E esse projeto divulga a ciência através de diversas ações, como visita técnica, ida de cientistas às escolas, excursões científicas, experimentos didáticos, entre outros”, disse a coordenadora.

O pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, George Souza, destacou a importância do evento e a união de todas as instituições. “Foi muito positivo para a gente conhecer o Sinpete e sua importância para divulgar a ciência e a tecnologia, principalmente entre os mais jovens. Nos próximos encontros, iremos definir outros pontos importantes para a realização do evento”, disse o pró-reitor.

A Ufal foi representada, na ocasião, pelos professores Willamys Soares, representando a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), e Sílvia Uchôa, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), e servidoras técnicas integrantes da comissão do evento. Os representantes do Ifal, da Uneal e da Seduc também trouxeram contribuições importantes e demonstraram apoio e entusiasmo frente à iniciativa.

Histórico do evento

A primeira edição da Sinpete foi realizada em outubro de 2022, durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Ufal, e contou com a parceria das secretarias de Educação de Maceió, de Barra de São Miguel e de Murici, envolvendo diretamente 667 estudantes, professores e 12 escolas de Ensino Fundamental e Médio desses municípios.

E, para além das atividades presenciais na Ufal, o evento teve resultados concretos e permanentes: o Observatório de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica (OPTE), que reúne e facilita o acesso a materiais didático-científicos facilitadores de aprendizagem; a mentoria, ao longo de meses, de alunos e professores da rede pública, culminando na produção de uma coletânea, com 10 cadernos científicos, intitulada “Ciência na escola para o desenvolvimento sustentável”. A coletânea, publicada pela Editora da Ufal (Edufal), já tem data de lançamento: 16 de agosto, durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Para saber mais sobre a primeira edição do evento, confira as fotos e siga o perfil @profordufal no Instagram.