Parceria entre Easy da Ufal e Justiça gera economia de mais de R$ 1 milhão

Resultados foram obtidos em cinco meses de uso dos projetos na 5ª Região da Justiça Federal
Por Ascom Ufal com Ascom JFAL
02/06/2023 13h32
Grupo formado por oito alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, além do programa de pós-graduação da Ufal

O convênio entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) tem gerado importantes resultados financeiros e de economia de tempo para a 5ª Região da Justiça Federal. Os produtos de software, implementados pelo Laboratório de Engenharia e Sistemas (Easy) do Instituto de Computação (IC) da Ufal, são voltados para automação de atividades do Judiciário e, em cinco meses de implantação, já resultaram num impacto econômico-financeiro de mais de R$ 1 milhão e mais de dez mil horas poupadas dos servidores judiciários.

Todos os produtos foram desenvolvidos ou aprimorados pelos estudantes e professores da Universidade e se destacam pelas premiações recebidas e pelo positivo impacto financeiro no desenvolvimento dessas atividades. Em particular, os produtos Clique Junte, Noob, Justus e Certifica já se encontram em uso em toda a 5ª Região (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Os números são baseados nos indicadores que refletem a expectativa do tempo economizado do servidor, já que ele otimiza o tempo e pode se dedicar às atividades que necessitam de análise mais detalhada.

Automação

O diretor da Secretaria Administrativa da JFAL, Gustavo Melo, destacou a relevância da automatização das atividades para a economia da força de trabalho e monetária. “A economia superou um milhão de reais em menos de um ano, direcionando o tempo produtivo do servidor para atividades de análises complexas”, disse Gustavo Melo.

O professor Márcio Ribeiro, do Instituto de Computação e um dos responsáveis pela residência, estimou um crescimento potencial na economia para as Seções Judiciárias. “Nossa impressão econômica é que poupamos entre 80 mil e 100 mil reais por semana. São aproximadamente mil horas economizadas por semana. Dessa forma, o servidor pode focar e ter mais tempo para as atividades intelectuais dos processos judiciários, em vez de perder tempo com atividades que podem ser automatizadas por software. Espera-se, assim, uma prestação jurisdicional ainda mais célere e eficiente”, concluiu.

Felipe Martiniano, diretor de Secretaria da 1ª Vara e um dos gestores operacionais dos projetos, disse que com os aparatos a JFAL busca, principalmente, a integração. “Sempre tivemos como norte facilitar a vida dos servidores através da integração dos sistemas já existentes. Buscamos soluções simples e, através disso, conseguimos desonerar o servidor deixando a atividade repetitiva a cargo da máquina”, afirmou.

A parceria está em sua segunda renovação. O grupo atuante é formado por oito alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, além do programa de pós-graduação da Ufal e tem em vista o uso de inteligência artificial para oferecer maior produtividade no âmbito da 5ª Região.

Reconhecimento

Diante do que foi executado com o Laboratório Easy da Ufal, a Justiça vem sendo reconhecida pelas ideias inovadoras e boas práticas em todo o âmbito Judiciário.

Quem venceu a “Melhor Prática de Toda a 5ª Região” no ano anterior foi o Clique Junte, premiado no 1º Encontro de Diretores da Área Judiciária da Justiça Federal da 5ª Região (JF5). A ferramenta rendeu a premiação Ridalvo da Costa de Inovação, iniciativa do TRF5 para incentivar ações e projetos inovadores.

A parceria engrandece a ciência em Alagoas, valoriza a mão de obra local e impulsiona o aperfeiçoamento de estudantes e profissionais que servirão, após este trabalho, à economia alagoana.