Estudantes da pós recebem Prêmio de Excelência Acadêmica da Fapeal

Com artigos publicados em revistas científicas nacionais ou internacionais com Qualis A, 31 discentes da Ufal receberam a premiação
Por Thâmara Gonzaga com Agência Alagoas/ Fotos Pei Fon
12/06/2023 16h05 - Atualizado em 12/06/2023 às 16h05
Entrega Certificado Excelencia Academica (Fotos: Pei Fon)

Com 49 programas de pós-graduação e oferta de 62 cursos, sendo 45 de mestrado e 17 de doutorado, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi o grande destaque do Prêmio de Excelência Acadêmica concedido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Alagoas (Fapeal). Na lista de 32 premiados, 31 são da Ufal e um da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A entrega da premiação ocorreu no dia 5 de junho e contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, docentes e discentes.

“Esse prêmio é muito importante para a valorização das nossas pesquisas, empoderamento dos nossos alunos de pós-graduação e divulgação das pesquisas produzidas na Ufal”, comemorou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal, Iraildes Assunção, ao saber do resultado. Ao falar sobre a ação de conceder o prêmio e reconhecer o trabalho dos pesquisadores locais, Iraildes destacou que “essa iniciativa da Fapeal demonstra o quanto a Fundação está envolvida com os cursos de pós e na valorização da formação de recursos humanos para Alagoas”.

Na cerimônia, a professora do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, Maria Dolores Fortes Alves, falou representando os professores e emocionou a todos com um relato de sua vida acadêmica. Com uma trajetória acadêmica marcada pela superação de condições físicas e econômicas, a pesquisadora defendeu a importância dos investimentos em pesquisas científicas. “Dizia um dia desses que eu não posso abraçar com os meus braços porque eles não têm movimento; eu não posso caminhar com minhas pernas porque não têm movimento, mas eu posso voar com os meus sonhos e posso abraçar e acolher cada um que chega, com muito carinho e amor no coração. Juntos somos mais fortes, vamos acreditar nos outros e investir em pesquisa, investir em horizonte, vamos investir em sonhos. Sejamos sempre semeadores de sonhos. Hoje, meu sentimentos são de gratidão e honra”, ressaltou a docente.

Mais sobre a premiação

O Prêmio Excelência Acadêmica faz parte do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, o qual destinou recursos para os pesquisadores que tiveram artigos publicados em revistas científicas nacionais ou internacionais classificadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como Qualis A1, A2, A3 e A41 na área de conhecimento correspondente ao seu curso de pós-graduação. O Qualis A é o indicador de qualidade mais alto para esse tipo de publicação.

A participação no prêmio era de iniciativa de cada discente vinculado a um curso de pós-graduação em Alagoas e recomendado pela Capes. Uma vez atendendo aos requisitos do edital, cada pós-graduando deveria se inscrever para solicitar a obtenção de Prêmio de Excelência Acadêmica.

Um dos premiados foi o discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Ufal, Felipe Miranda Mota. Com orientação da professora do Instituto de Matemática (IM), Cláudia de Oliveira Lozada, a pesquisa dele se concentrou na área de resolução de problemas, aplicando uma abordagem inovadora, o Arco de Maguerez, para o ensino de conceitos de Matemática Financeira na Educação Básica. Ao longo do mestrado, Felipe participou de diversos eventos científicos, tendo se destacado por sua dedicação e comprometimento em pesquisas na área de Educação Matemática e a produção acadêmica.

Outro discente da Ufal agraciado com o Prêmio Excelência Acadêmica foi Lailson César Andrade Gomes, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca). O estudante é orientado pela professora Ana Prata.

Os nomes dos demais contemplados e os respectivos programas podem ser consultados nas imagens abaixo.

Acompanhamento dos PPGs da Ufal

Acompanhar e estimular a melhoria dos Programas de Pós-graduação (PPGs) da Ufal é uma das metas da Propep. Nos meses de março e abril deste ano, a equipe realizou uma série de visitas aos PPGs com o objetivo de acompanhar e consolidar as atividades de pesquisa na instituição.

Durante as visitas foram realizadas reuniões na Unidade Acadêmica que sedia o programa e apresentação com as recomendações elaboradas pela Capes, conforme a Ficha de Avaliação do Programa visitado, e pela equipe da Propep.

Pretendemos construir caminhos para um melhor acompanhamento dos PPGs e estreitar a relação entre os programas e a Propep, bem como construir ações institucionais visando a consolidação da pesquisa e da pós-graduação da Ufal”, destacou a pró-reitora.