Comissão destaca necessidade da ética nas consultas eleitorais

Documento foi elaborado pela Comissão de Ética do Serviço Público da Ufal
Por Ascom Ufal
29/06/2023 11h14 - Atualizado em 30/06/2023 às 14h08

A Comissão de Ética do Serviço Público da Universidade Federal de Alagoas (Cesp/Ufal) elaborou uma carta aberta para alertar a comunidade acadêmica sobre a necessidade de se ter um comportamento ético, de tolerância e respeito durante a próxima consulta pública que formará a lista tríplice para escolha de reitor e vice-reitor para a gestão de 2024 a 2028 e dos processos eleitorais para as direções do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) previstas respectivamente para setembro e novembro.

A consulta pública para reitor está marcada para ocorrer nos dias 1 e 2 de agosto, em 1º turno, e 8 e 9 de agosto, em eventual 2º turno, e é organizada pelas entidades Sintufal e Adufal e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Segundo Flávio Lins, membro e atual presidente da Cesp, apesar da comissão não fazer parte diretamente do processo eleitoral, é de extrema importância salientar a necessidade da ética nesses momentos. “Fazemos um trabalho educacional, para lembrar à comunidade acadêmica a melhor forma de se comportar dentro de um processo eleitoral”, explica.

A carta está disponível no anexo abaixo e destaca que os servidores públicos devem zelar pelo equilíbrio e honradez, além de evitar e combater as notícias falsas (Fake News). Confira.