Ufal participa de evento em parceria com FGV para Seleção de Talentos

Encontro será nos dias 2 e 3 de junho e vai contar com a participação de 85 estudantes do projeto Novo Ensino Suplementar
Por Manuella Soares - jornalista
19/05/2023 13h45 - Atualizado em 19/05/2023 às 14h57

Professores do Instituto de Matemática da Ufal (IM) ligados ao projeto Novo Ensino Suplementar (NES) vão ministrar atividades no 3º Encontro Seleção de Talentos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento será realizado nos dias 2 e 3 de junho no Maceió Atlantic Suites numa parceria entre a Ufal e o Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (CDMC/FGV).

Participarão do encontro 85 estudantes do NES, sob a coordenação do professor Krerley Oliveira, e alunos com desempenho destacado do 2º e 3º anos do Ensino Médio de escolas públicas das redes municipal, federal e estadual premiados nas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).  

O objetivo é estimular e promover o estudo da Matemática e aumentar a integração da FGV com os alunos de alto rendimento nas áreas de matemática e afins. Durante o evento, haverá oficinas interativas; minicursos, gincanas com apresentação oral e prática; palestras; e mesas temáticas. 

As palestras vão contar com a presença de especialistas em Matemática e suas Aplicações do corpo docente formado por professores da FGV, Ufal e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os alunos do NES participarão de uma sessão de posters para apresentar resultados da atividade "prática e pesquisa", que abordou três problemas ao longo do mês de maio.

No último dia do evento está programada uma batalha matemática, na qual os alunos disputarão prêmios trabalhando em dois exércitos que se enfrentarão. A organização garante momentos de descontração e aprendizado.

“O evento oferece uma oportunidade para que jovens talentosos da região possam ampliar seus conhecimentos em Matemática e conhecer as oportunidades oferecidas pelo CDMC/FGV”, reforçou o professor Krerley.

O programa

O Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências foi criado pela FGV em 2017 com o propósito de identificar, nas escolas públicas do país, jovens talentos para o aprendizado da Matemática de maneira a oferecer a eles a possibilidade de realizar estudos nos cursos de graduação e pós-graduação da FGV-Rio de Janeiro.

Os alunos são convidados a prestar o vestibular da Fundação Getúlio Vargas em algum curso de graduação que a instituição oferece: Matemática Aplicada, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Sociais, Direito e Comunicação Digital.

Além de auxílio financeiro com isenção de mensalidade o suporte aos alunos inclui moradia, reforço em algumas disciplinas e acompanhamento psicossocial.