Cogecom e RNP debatem criação de ferramenta de divulgação científica

Colégio de Gestores de Comunicação da Andifes tem proposta de criar agência de notícias para dar visibilidade a produtos e pesquisas das instituições
Por Ascom Andifes
10/04/2023 17h30 - Atualizado em 10/04/2023 às 17h35
Maíra Bittencourt, coordenadora do Cogecom, apresentou o projeto a gestores da RNP

Maíra Bittencourt, coordenadora do Cogecom, apresentou o projeto a gestores da RNP

O Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), órgão assessor da Andifes, reuniu-se na sede da entidade, em Brasília, nos dias 5 e 6 de abril. O principal ponto da pauta foi uma reunião com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com a presença de Álvaro Malaguti, gerente de relacionamento da Diretoria Adjunta de Relações Institucionais da RNP, que esteve acompanhado de nove gestores de diferentes áreas da Rede.

“O Cogecom esteve reunido com a RNP para tratar de ferramentas tecnológicas e suportes para o projeto da Agência de divulgação científica, para dar visibilidade para os produtos e pesquisas que já são feitos nas universidades, por meio de uma plataforma comum que congregue [funcionalidades] tanto para a visibilidade para a imprensa, das pautas de divulgação, como outras funcionalidades como o banco de pesquisadores, e um espaço de gestão das demandas de comunicação”, afirmou Maíra Bittencourt, coordenadora do Cogecom.

A RNP foi criada em 1989, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, para construir uma rede nacional de internet no âmbito acadêmico, ligando universidades e centros de pesquisa. “Apresentamos as soluções que já temos em algumas universidades, a RNP mostrou algumas das soluções deles e, juntos, estamos trabalhando no desenvolvimento de um sistema único que congregue essas ferramentas já em operação nas universidades com aquelas disponíveis na RNP, para dar suporte a essa agência [de divulgação científica]”, disse Maíra.

A coordenadora do Cogecom ressaltou que nos próximos meses será apresentado um documento que formalize a parceria da Andifes com a RNP para o desenvolvimento das ferramentas e iniciar a operacionalização.