Campus do Sertão oferta três especializações na área de educação

Pós-graduações são gratuitas e com aulas presenciais; inscrições até 3 de maio
Por Ascom Ufal
20/04/2023 14h18 - Atualizado em 20/04/2023 às 19h05

O Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está ofertando três novos cursos de especialização na área de educação. É mais uma oportunidade de qualificação que chega para a população da região sertaneja por meio da maior instituição de ensino superior do estado. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de maio.

Os cursos são de especialização (lato sensu) em Ensino, Tecnologias e Formação Humana; em Culturas, Patrimônio e Identidades Indígenas; e em Ensino da Língua Portuguesa e Literatura. Todos totalmente gratuitos e com prazo de conclusão de 18 meses.

De acordo com os editais, os candidatos precisam enviar os documentos digitalizados, no formato PDF, para se inscrever. Para os três cursos, o processo seletivo contará com duas etapas: prova escrita e análise de currículo.

“Esse é um grande passo que o Campus do Sertão da Ufal dá para fomentar a produção científica na região, sobretudo, no que diz respeito ao avanço nas pesquisas da educação pública brasileira”,  destacou a coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação, Ana Paula Solino.

E acrescenta: “Esperamos que essas especializações possam contribuir não somente para aprimorar a formação permanente de educadores das escolas da região, mas também formar novos pesquisadores alagoanos e abrir caminhos para a construção de programas de mestrado e doutorado no campus”.

Mais sobre os cursos

O curso em Cultura, Patrimônio e Identidades Indígenas tem como público-alvo formados em pedagogia e demais licenciaturas. A especialização tem como objetivo proporcionar formação continuada aos profissionais da História e da Educação, sobretudo, para educadores indígenas que atuam nas escolas públicas da região. Para se inscrever, acesse o site

Estão sendo ofertadas 40 vagas, sendo reservadas 28 vagas aos candidatos indígenas. O curso funcionará presencialmente, em um dia por semana, no turno da noite. A especialização é vinculada aos cursos de licenciaturas em História e em Pedagogia, sob a coordenação dos professores José Ivamilson da Silva Barbalho e Flávio Augusto de Aguiar Moraes.

Já a especialização em Ensino, Tecnologias e Formação Humana tem como objetivo potencializar a formação continuada numa dimensão multidisciplinar nas esferas do ensino e das tecnologias, bem como desenvolver competências e habilidades que aprimorem a prática docente numa perspectiva humanizadora.

Vinculado ao curso de licenciatura em Pedagogia, sob a coordenação das docentes Lilian Kelly de Almeida Figueiredo Voss e Ana Paula Solino, o curso oferta 40 vagas para formados em licenciaturas e professores da educação básica. As aulas serão presencias, em um dia da semana, no turno da noite e no sábado pela manhã. Clique aqui para se inscrever.

Vinculada ao curso de licenciatura em Letras, sob coordenação do professor Ismar Inácio dos Santos Filho, a pós-graduação em Ensino da Língua Portuguesa e Literatura tem busca proporcionar formação continuada a docentes de Língua Portuguesa na educação básica, especificamente, nos anos finais dos ensinos fundamental e médio.

Estão sendo ofertadas 30 vagas para formados em Letras e professores da educação básica que atuam na área. Para se inscrever, acesse a página. O curso será presencial em dois dias da semana no turno da noite.