Ufal quer fortalecer compra de produtos da Agricultura Familiar

Reunião com o reitor Josealdo Tonholo contou com a presença do Secretário Executivo de Cooperativismo
Por Lenilda Luna - jornalista
27/02/2023 13h54 - Atualizado em 27/02/2023 às 14h03

Em reunião realizada na última sexta-feira (24), o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Josealdo Tonholo, recebeu no gabinete o Secretário Executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, e representantes da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes) e do Sebrae.

Pela gestão da Ufal, estavam presentes o pró-reitor de Extensão, Cézar Nonato, a gerente do Restaurante Universitário, Milena Fernandes, e representantes da gerência de compras da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst). O objetivo da reunião foi definir um Grupo de Trabalho para a retomada das compras de produtos da Agricultura Familiar de Alagoas para os Restaurantes Universitários.

Os Restaurantes Universitários da Ufal são um equipamento fundamental para os estudantes dos três campi, por fornecer alimentação saudável, com gratuidade para estudantes de baixa renda e preço acessível para os demais comensais.

Antes da pandemia, o RU do maior campus, que é o de Maceió, chegava a oferecer duas mil refeições diárias por horário. Durante a pandemia, o fornecimento de refeições limitou-se aos moradores da Residência, por meio de quentinhas. A partir do início de 2022, a gestão começou a restabelecer o atendimento presencial, mas ainda assim, com algumas medidas de segurança sanitária. “Ainda não atingimos esse ano o nosso pico de produção, mas em breve vamos aumentar o número de refeições”, informa Milena.

O reitor Tonholo, destaca a importância socioeconômica e para a saúde coletiva da retomada da compra de produtos dos pequenos produtores de Alagoas. “A Universidade contribui para o fortalecimento da Agricultura Familiar, assim como recebe em troca produtos de qualidade, sem agrotóxicos, que vão alimentar de maneira mais saudável a comunidade universitária”, destaca.

Segundo informa o pró-reitor de Extensão, Cezar Nonato, a Unicafes Alagoas já tem experiência para garantir esse fornecimento, que são compras feitas de acordo com as regras de licitação e contratos para o serviço público. “São mais de 40 cooperativas organizadas, com capacidade de produção e logística, para atender a essa demanda com eficiência”, garante o pró-reitor.

Além da relação comercial, o pró-reitor destaca a demanda por conhecimento dos pequenos agricultores. “A Unicafe trouxe a solicitação de que a Universidade componha o Núcleo de Educação Cooperativista, com a proposta de oferecer cursos de formação continuada, especialização, incentivos às pesquisas relacionadas ao cooperativismo nas pós-graduações e, futuramente, até uma graduação voltada para gestão de cooperativas”, informa o pró-reitor.

O grupo de trabalho formado para encaminhar a retomada das chamadas públicas e para encaminhar as demais questões, deve voltar a se reunir em dois meses.  “O GT vai acompanhar o processo, visando fomentar o comércio local, cumprir a legislação e comprar produtos de qualidade para a comunidade universitária”, ressalta Milena Fernandes.