Maceió sedia 45º Congresso de Métodos Computacionais em Engenharia em 2024

Evento terá como comitê local professores da Pós em Engenharia Civil e do LCCV da Ufal
Por Ascom Ufal
21/12/2023 13h04 - Atualizado em 21/12/2023 às 13h55

Um dos mais tradicionais eventos científicos internacionais na área da engenharia e da computação promovido pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC), com apoio da International Association for Computational Mechanics (IACM), acontece no próximo ano em Maceió. O 45º Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (Cilamce) acontecerá de 11 a 14 de novembro e terá participação da Ufal no comitê organizador local.

O referido comitê é formado por professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), ambos do Centro de Tecnologia (CTEC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Segundo o professor Eduardo Toledo, do CTEC, o Cilamce é um fórum científico e acadêmico de alto nível que congrega pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e graduação, e membros da indústria de vários países. "No evento são apresentados e discutidos desenvolvimentos de ponta relacionados aos Métodos Computacionais com aplicações nas mais diversas áreas das Ciências e Engenharias, tais como: Óleo e Gás, Aeroespacial, Nuclear, Inteligência Artificial, Materiais Avançados, Indústria, Infraestrutura, Comunicações, Energias Renováveis, Monitoramento e Prevenção de Desastres Naturais, Saneamento Básico, Segurança Hídrica, entre outras", afirma.

Na programação, sessões plenárias, com palestrantes renomados internacionalmente, mini-simpósios, nos quais os trabalhos são apresentados pelos delegados, e minicursos oferecidos aos participantes.

O evento

Desde a primeira edição, em 1977, o evento já foi realizado em cidades da Argentina, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal, além de várias cidades do Brasil. Na última edição do evento, realizada recentemente na cidade do Porto – Portugal, a Ufal teve uma significativa participação, com uma comitiva de oito representantes, dentre professores e alunos de Pós-graduação.

"Foram apresentados oito trabalhos no evento, incluindo dois artigos envolvendo alunos de graduação indicados ao prêmio Agustín Ferrante, oferecido a jovens pesquisadores com destacada atuação no setor", informa o professor.

Foi nesta ocasião, que a comitiva da Ufal apresentou a candidatura à sede do evento em 2024, a qual foi aprovada por unanimidade na Assembleia Geral da ABMEC.

Segundo a Professora Aline Barboza, presidente do comitê organizador, “o Cilamce tem papel fundamental como ambiente colaborativo e fórum de debate para pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia de grande relevância para o desenvolvimento do Brasil e dos países parceiros.”.

Além dos setores da Ufal diretamente envolvidos na organização, o evento já conta com o suporte financeiro do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – e o apoio logístico do Maceió Convention & Visitors Bureau, fundação que trabalha para o desenvolvimento do trade turístico em Alagoas. “Maceió sediou o evento no ano de 2008, recebendo cerca de 700 participantes, e vamos trabalhar para repetir o sucesso em 2024,” destaca a professora