HU lança protocolo interprofissional de analgesia de parto normal

Modelo, fruto de dissertação de mestrado, poderá ser utilizado nacionalmente
Por Ascom HU
22/12/2023 12h23

A gestação pode despertar uma mistura de sentimentos na vida de uma mulher, um deles diz respeito ao temor do parto. Uma alternativa para aliviar a dor e trazer conforto à parturiente consiste na analgesia. Pensando nisso, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade de Alagoas (HU-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou, no último dia 8 de novembro, um protocolo interprofissional de analgesia do parto normal.

O protocolo foi produto do mestrado da médica anestesiologista Roberta Brandão e, para ser implantado no HU, um grupo interprofissional participou da elaboração. O grupo é composto por oito lideranças da saúde da mulher, entre elas uma médica obstetra, dois anestesistas, três enfermeiras obstetras, uma farmacêutica e uma fisioterapeuta obstetra.

Para ser aprovado, o protocolo passou por validação externa, por meio de um instrumento internacional, sendo analisado por diversos especialistas no assunto. Também foi validado pela coordenação da obstetrícia e de clínica cirúrgica do hospital, além do setor de qualidade, vigilância do paciente e o setor de gestão de cuidado. Após isso, o protocolo foi publicizado no site do HU.

A analgesia de parto com métodos farmacológicos é um direito de todas as gestantes e parturientes. Por isso, a importância de implantar um protocolo interprofissional no HU. “Na Rede Ebserh não existe um protocolo interprofissional nesse nível, com uso de métodos farmacológicos e não farmacológicos com validação de especialistas. Dessa forma, o Hospital poderá lançar um modelo que será utilizado nacionalmente”, enfatiza Brandão.

Capacitação

Para colocar o protocolo em prática será realizada, nos dias 23 e 24 de janeiro, uma capacitação no HU para todos os profissionais do hospital que trabalham na assistência à gestante. A atividade educativa será dividida em quatro momentos e a expectativa é que participem mais de 200 colaboradores.

Também foi aprovada a compra de bombas utilizadas na analgesia. De acordo com a médica anestesiologista Roberta Brandão, provavelmente, o HU será o primeiro hospital do estado de Alagoas a utilizar essas bombas.

Analgesia do parto normal

A analgesia de parto normal consiste em uma anestesia, que utiliza as mesmas técnicas aplicadas em qualquer cirurgia. Contudo, na analgesia são administradas doses apropriadas para que haja o alívio da dor, sem impedir a movimentação.

No modelo interprofissional de analgesia de parto normal que será utilizado no HU deverão ser utilizados métodos não farmacológicos para o alívio da dor e, havendo falha destes métodos, as parturientes terão a oportunidade de receber uma analgesia farmacológica (realizada por anestesiologistas). O protocolo interprofissional está pronto para uso, sendo publicizado no site da Ebserh e compactado em um aplicativo chamado Periparto. O aplicativo auxilia médicos anestesiologistas e outros profissionais da saúde que prestam assistência às gestantes em trabalho de parto com o objetivo do alívio da dor, sendo necessária a avaliação clínica e o desejo da parturiente para a tomada de decisões.