Solenidade finaliza jubileu de ouro do curso de Enfermagem

Homenagens aconteceram na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da Reitoria
Por Lenilda Luna - jornalista / Fotos Renner Boldrino
06/11/2023 16h42 - Atualizado em 06/11/2023 às 17h46
Comemoração do jubileu de ouro fez homenagem às pessoas que contribuíram com o crescimento do curso na Ufal

Nesta segunda-feira (6), pela manhã, o evento comemorativo do jubileu de ouro do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) reuniu a comunidade universitária, com destaque para o reitor Josealdo Tonholo, a reitora honorária Valéria Correia e a professora de Enfermagem e ex-senadora, Heloísa Helena, que estavam ao lado da diretora da Escola de Enfermagem, professora Maria Cícera dos Santos, e demais docentes.

A celebração foi um momento emocionante para todos os presentes, incluindo a estudante do 3º período, Lorena Viana, que representou Florence Nightingale, uma figura histórica de extrema importância na definição da profissão de Enfermagem. Lorena compartilhou o quão único foi estar nesta celebração. “Estou aqui, iniciando minha jornada, ao lado de figuras históricas do curso. Ressalto o entrosamento e o acolhimento entre as diferentes gerações”, disse Lorena.

A técnica-administrativa da Ufal, Risonilda Costa, que desempenha o cargo de auxiliar de Enfermagem, também participou da solenidade e destacou a luta constante pela valorização e reconhecimento da profissão, culminando na conquista da Lei do Piso Salarial. “Agora estamos solicitando que as auxiliares de Enfermagem sejam enquadradas como técnicas, para que possam desfrutar do merecido aumento salarial”, ressaltou Risonilda.

As homenagens às professoras do curso, em especial à diretora Maria Cícera dos Santos, foram momentos tocantes durante a celebração. “É uma grande e profunda emoção estar aqui celebrando a história do curso de Enfermagem, ao lado dessas pessoas importantes e fundamentais para o curso de Enfermagem da Ufal ao longo dos seus 50 anos de existência”, ressaltou a diretora.