Educação ambiental é destaque na 6ª Expedição Científica do São Francisco

A jornada de mais de 30 instituições tem moldado o presente e o futuro das comunidades ribeirinhas
Por Iara Melo - jornalista
17/11/2023 16h04 - Atualizado em 17/11/2023 às 16h33
Educação ambiental é destaque na 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco

Na 6ª edição da Expedição Científica do Baixo São Francisco, a ênfase nas ações de educação ambiental ganha destaque crucial para as comunidades ribeirinhas. Desde 2018, quando se identificou uma carência significativa na educação local, a Expedição tem desempenhado um papel vital, contribuindo para mudanças significativas.

A iniciativa inclui ações de reflorestamento, distribuição de cartilhas educativas, abrangendo temas desde meio ambiente até Arqueologia Subaquática, além de visitas aos barcos da expedição e atividades em escolas públicas indicadas pela Secretaria de Educação local.

Novos parceiros

A jornada, que percorre 240 km, do município de Piranhas à Foz do Rio São Francisco, é um esforço conjunto de mais de 30 instituições locais e nacionais, envolvendo universidades, institutos de pesquisa, órgãos ambientais, fundações e empresas.

As ações de educação ambiental envolvem parceiros como o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL), a Marinha do Brasil, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE trará ações como o “IBGE Educa”, para cerca de 1.200 alunos do Ensino Fundamental, proporcionando momentos de interação com materiais educativos e também doações de kits com livros, cartazes e mapas para as bibliotecas escolares. Serão distribuídos também 1.200 icosaedros de Fuller, miniaturas do planeta Terra para que as crianças possam compreender alguns aspectos geográficos. Você pode conferir todas as ações do Instituto clicando aqui .

A Marinha do Brasil proporcionará ações de exposição de equipamentos e embarcações utilizadas em inspeção naval, oficinas de nós e voltas e palestras para os pescadores, canoeiros e outros atores sociais. Além do projeto Canoa Legal, que tem por objetivo a regularização de embarcações que operam no Rio São Francisco, proporcionando o aumento da segurança e navegação.

E uma nova atividade inserida no roteiro da Expedição deste ano, em parceria com prefeituras e escolas, promete agregar ainda mais valor à experiência. “Iremos realizar nas escolas públicas de cada município a 1ª Feira de Ciências no contexto das expedições. É uma parceria que envolve as prefeituras e as escolas de maneira geral. Temos uma boa expectativa de aceitação por parte dos ribeirinhos”, afirma José Vieira, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador das Expedições.

Ações além da pesquisa

Os resultados ao longo dos anos foram evidentes: melhoria na qualidade das escolas, no ensino e nas atividades desenvolvidas, refletindo positivamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) ao longo dos últimos quatro anos. A população local tem demonstrado crescente engajamento a cada edição da expedição e as expectativas para esse ano são ainda maiores.

José Vieira ressalta a aceitação da população e a participação intensa, especialmente em comunidades como o povoado de Chinaré, no município alagoano de Igreja Nova, que se tornou um exemplo de como a Expedição pode impactar positivamente a educação e a realidade local.

“O povoado de Chinaré foi o início de tudo e hoje é um retrato de como a Expedição conseguiu mudar um pouco a realidade daquelas crianças. Tanto é que podemos passar por lá em um feriado ou final de semana, e sempre seremos recebidos por todos, as ações acontecem sempre”, declarou o coordenador. Todas essas ações trazem aos municípios a importância de investir em políticas públicas e educação ambiental, para assim proporcionar melhoria nos índices sociais e escolares.

Serviço

A 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco acontecerá de 21 a 30 de novembro. Serão contemplados os municípios alagoanos de Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, São Brás, Igreja Nova, Penedo e Piaçabuçu, e a cidade sergipana de Propriá. A população poderá acompanhar a Expedição pelos principais meios de comunicação e também participar das atividades em sua cidade, seguindo o cronograma abaixo:

21 de novembro: Piranhas-AL

22 de novembro: Pão de Açúcar-AL

23 de novembro: Traipu-AL

24 de novembro: São Brás-AL

25 de novembro: Propriá-SE

26 de novembro: Igreja Nova-AL (povoado de Chinaré)

27 de novembro: Penedo-AL

28 de novembro: Piaçabuçu

29 de novembro: foz do Rio São Francisco e retorno a Penedo

30 de novembro: encerramento em Penedo-AL, no Teatro Sete de Setembro.

Para mais informações, siga o perfil @expedicao_saofrancisco nas redes sociais.