Direito da Ufal tem conceito 5 e Administração em Maceió é o melhor de Alagoas

A Procuradoria Educacional Institucional avaliou o resultado do Enade 2022 de 14 graduações
Por Manuella Soares - jornalista
08/11/2023 15h16

Os cursos da área de Ciências Humanas e Aplicadas da Ufal receberam as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2022 e os resultados foram comemorados. Dos 14 cursos avaliados, dez tiveram conceitos acima de 3, com destaque para o de Direito, Campus A.C. Simões, que obteve nota máxima.

“A nota 5 do Enade é motivo de muita alegria para professores, técnicos e estudantes porque evidencia a qualidade do nosso ensino jurídico, a dedicação dos nossos estudantes que fazem o melhor de si porque reconhecem a importância da universidade federal pública, gratuita e de excelência, na formação de futuros juristas. Então, a gente parabeniza toda a comunidade e, muito especialmente, os estudantes”, comentou a diretora da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), Elaine Pimentel.

Os cursos de Ciências Econômica, de Maceió; e os cursos de Serviço Social e Psicologia, da Unidade de Palmeira dos Índios, obtiveram conceito 3. Já as graduações em Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Psicologia e Serviço Social, em Maceió, e Administração, do Campus Arapiraca, conquistaram o conceito 4.

A avaliação do MEC referenciou a graduação em Administração do Campus A.C. Simões como a melhor do estado de Alagoas durante a coordenação do professor Madson Monte. Ele explica como a equipe se dedica para ter o curso reconhecido. Nesta edição, eles ficaram por 0,1 para entrar na faixa do conceito máximo.

“Estávamos na expectativa do conceito 5, mas foi por muito pouco. O conceito Enade do curso de Administração da Ufal tem vindo num ritmo crescente a cada edição. A preparação para o Enade não é um trabalho que ocorre num curto período, vai além das atividades de editais. É um esforço contínuo para melhoria da qualidade do curso e também se trata de um trabalho conjunto: coordenação, colegiado, direção, docentes, secretarias e dos próprios alunos”, salientou Madson.

Ele conta que toda a comunidade acadêmica se uniu para esclarecer as etapas do processo e a importância do Enade como instrumento de avaliação do ensino superior. “Esse resultado ganha ainda mais importância, pois somos uma instituição pública, gratuita, que contribui para o desenvolvimento de Alagoas e temos o melhor curso de Administração do estado”, completou.

O professor Rodrigo Reis participou como membro do colegiado durante o período de avaliação e também reforça a visibilidade que esse resultado traz: “Muito orgulho em fazer parte do time de professores de Administração da Feac. Fundamental a sociedade conhecer os conceitos que representam a qualidade dos cursos de graduação, reconhecidos pelo Inep/MEC. O curso de Administração da Ufal se destaca pelo ensino da teoria e da prática profissional, tendo ensino, pesquisa, extensão, empresa júnior e centro acadêmico em destaque na formação diferenciada em Administração”.

De acordo com o procurador Educacional Institucional, Deywid Melo, a expectativa é que o Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos de Turismo (Penedo), Ciências Econômicas e Ciências Contábeis (Santana do Ipanema), e Administração Pública (Arapiraca), que será divulgado no mês de dezembro, seja satisfatório. A PEI espera um conceito 3, com base na composição desse indicador que é constituído por elementos que elevam o curso, a exemplo da titulação dos docentes e insumos do Enade. O Índice Geral de Cursos (IGC) também sairá em dezembro.

“Apesar dos desafios, pois nossos estudantes foram avaliados num quase pós-pandemia, passando por ensino remoto, tivemos, na grande maioria dos cursos, um resultado satisfatório, o que deve impactar positivamente na constituição do IGC que é composto, além da média dos CPC’s dos últimos três anos, pelas notas dos programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição”, reforçou Deywid e completou: Parabenizamos os cursos, em especial, nossos estudantes pelo desempenho e aos docentes , pois o resultado do Enade é um reflexo dos PPCs, bem como deve orientar para reflexões e provocações no intuito de possíveis mudanças de modo que atendam cada vez mais às expectativas de cada área na formação de seus egressos”.