Ufal realiza semana de divulgação de C&T na educação básica

Sinpete começa na segunda, 16 de outubro, com programação variada em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi
Por Jacqueline Freire - jornalista
06/10/2023 16h31 - Atualizado em 06/10/2023 às 16h32

Entre os dias 16 e 20 de outubro acontece a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), um projeto interdisciplinar de popularização e divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento é executado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em colaboração com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

As atividades serão realizadas durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20ª SNCT), em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi. Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a SNCT é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

De acordo com Vera Pontes, coordenadora-geral do Sinpete na Ufal, uma ampla programação de atividades voltada para estudantes e professores da Educação Básica aguarda os participantes. “São mais de 100 atividades científico-formativas, entre oficinas, palestras, minicursos, mesas e manifestações culturais; mais de 100 trabalhos científicos na modalidade comunicação oral e pôster, evidenciando práticas docentes de excelência na escola; mais de 70 projetos inovadores participando do Concurso de Ideias Inovadoras, nas categorias ensino fundamental, ensino médio e ensino superior; mais de 100 mostras e experimentos de ciência, tecnologia e inovação promovendo a imersão científica; e mais de 200 escolas inscritas para visitação em grupo”, comemora.

A ideia é fortalecer projetos de estímulo à iniciação científica e tecnológica que valorizem o conhecimento científico e o protagonismo estudantil de crianças, jovens e adultos, por meio da conexão entre a Educação Básica e a Educação Superior. “São ações que vão fomentar o debate sobre Ciência e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] estimulando a educação científica desde os primeiros anos escolares”, afirma.
Além de todas essas atividades, a Sinpete ainda fará visitas a municípios alagoanos com baixo IDH no projeto Sinpete Itinerante. “Nessas visitas fazemos a apresentação do projeto, promovemos ações formativas e estimulamos a parceria e a cooperação entre a universidade e as secretarias dos municípios, visando o fomento da educação científica no âmbito escolar”, explica.

A expectativa é que mais de 15 mil estudantes das escolas públicas participem das atividades científicas da Sinpete e conheçam os espaços da Universidade. Confira a programação completa no site.

O evento

A primeira edição da Sinpete foi realizada em outubro de 2022, durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Ufal, e contou com a parceria das secretarias de Educação de Maceió, de Barra de São Miguel e de Murici, envolvendo diretamente 667 estudantes, professores e 12 escolas de Ensino Fundamental e Médio desses municípios.

Mais informações no site e no instagram @sinpete2023.

evento.ufal.br/sinpete-2023