Ufal promove MatFest com debates e homenagens, participe

Encontro Regional de Matemática acontece de 13 a 18 de novembro na Ufal
Por Jacqueline Freire - jornalista
27/10/2023 11h09 - Atualizado em 01/11/2023 às 14h13

Acontece nos dias 13 a 18 de novembro em Maceió, mais um Encontro Regional de Matemática (MatFest). O evento já é tradional na área e é realizado pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A edição deste ano conta com uma série de atividades para estudantes, professores, pesquisadores e apaixonados pela Matemática.

Neste ano, o evento celebra seu 20º aniversário desde a sua primeira edição e marca o triunfante retorno do MatFest em sua forma 100% presencial. A programação conta com palestrantes renomados, incluindo Adán Corcho (UFRJ & Universidade de Córdoba - UCO/Espanha), Maria Eulália Vares (UFRJ), Maria Andrade (UFS), Mercedes Carvalho (Cedu/Ufal), Ana Cristina Vieira (UFMG), Eliane Costa Santos (Unilab), Remy Sanchis (UFMG), Walcy Santos (UFRJ), Gustavo Hoepfner (Ufscar), Jaqueline Mesquita (SBM & UnB) e, é claro, o idealizador do MatFest, Krerley Oliveira (IM/Ufal).

Este ano o evento celebra ainda um marco notável: o 70º aniversário do Professor Hilário Alencar. A sessão especial em sua homenagem será um momento para reconhecer e celebrar suas contribuições para a Matemática.

Durante o evento também acontece MatExpo Escolar, atividade idealizada pelo professor Krerley Oliveira. “A MatExpo Escolar é o palco onde a matemágica acontece no MatFest! Um mergulho no mundo da matemática, esta feira de ciências é a vitrine dos projetos mais brilhantes de Matemática, criados por equipes de escolas públicas e privadas em Alagoas”, explica a professora Elaine Silva. A submissão de trabalhos ainda está disponível no site.

A professora Elaine destaca ainda que o MatFest 2023 está repleto de oportunidades empolgantes para estudantes de graduação e pós-graduação, bem como para todos os amantes da matemática. “Este ano, o evento oferece uma sessão especial dedicada a estudantes que desejam compartilhar seus trabalhos em um ambiente de aprendizado e colaboração. Se você é um estudante que está ansioso para apresentar seus projetos e descobertas, esta é a oportunidade ideal para demonstrar seu conhecimento e paixão pela matemática”, lembra.

Mas as surpresas não param por aí. O MatFest 2023 oferece uma experiência ainda mais rica com uma sessão de cinema especial no Cine Arte Pajuçara. Os participantes terão a oportunidade de assistir ao inspirador filme “O Homem que Viu o Infinito”, que narra a vida do matemático indiano Srinivasa Ramanujan. Esta sessão de cinema é uma maneira de mergulhar no mundo da matemática e da história de matemáticos notáveis.

Em resumo, o MatFest 2023 vai muito além de um simples encontro de matemáticos. É uma celebração da matemática em todas as suas dimensões, uma homenagem a figuras influentes da área e uma oportunidade para estudantes brilhantes compartilharem suas paixões e descobertas.

Histórico

A professora Elaine conta que em 2003, o professor Krerley Oliveira plantou a semente do 1º MatFest - Encontro Regional de Matemática, um evento dedicado à disseminação do conhecimento matemático. “Ao longo dos anos, essa semente, cuidadosamente cultivada pelo Instituto de Matemática da Ufal, floresceu, transformando-se no maior evento de promoção da Matemática em Alagoas”, conta.

“Este ano, o evento promete celebrar duas décadas de excelência matemática em um emocionante encontro em Maceió. É uma experiência imperdível para todos aqueles que são apaixonados pela Matemática!”, avisa a professora.

Olimpíada de Matemática

A Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM), envolve alunos do ensino fundamental, médio e universitário das redes pública e privada de Alagoas, e celebra em 2023 sua 20ª edição. Este projeto, desenvolvido com dedicação pelo Instituto de Matemática desde 2003, deixou uma marca duradoura na sociedade alagoana, alcançando estudantes em diversos municípios do estado.

“O crescimento é notável, com 617 inscrições em 2021, 2038 em 2022 e um impressionante total de 9084 inscrições em 2023”, revela a professora. A OAM, coordenada por docentes do Instituto de Matemática da Ufal, está agora se expandindo para alcançar ainda mais municípios em Alagoas.

A premiação deste ano ocorre durante a cerimônia de abertura do evento no dia 13 de novembro, pela manhã, no maior hub de tecnologia de Alagoas, o Centro de Inovação do Jaraguá. “Este é um momento especial em que celebraremos as conquistas dos talentosos estudantes que se destacaram na competição. Além disso, vale ressaltar que o professor Krerley Oliveira [idealizador não apenas do MatFest e da MatExpo, mas também da OAM] ministrará a conferência de abertura do MatFest 2023”, lembra.

Semana Olímpica

O MatFest 2023 traz uma emocionante Semana Olímpica, organizada em parceria entre as coordenações da OAM e do NEES com a oferta de dois minicursos. O primeiro, intitulado “Resolvendo Problemas Matemáticos Olímpicos: Uma Abordagem Prática”, será ministrado pelo professor Thiago Dias, coordenador da 1ª Copa Nordestina de Matemática. Já o segundo minicurso, “Fibonacci e seus amigos”, será conduzido pelo professor Nicolau Saldanha, o primeiro medalhista de ouro do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) e um dos autores do renomado livro “Teoria dos Números - Um Passeio com Primos e Outros Números Familiares Pelo Mundo Inteiro”, publicado pelo Impa.

As inscrições permanecem disponíveis até o dia 30 de outubro. Garanta agora o seu lugar neste emocionante e enriquecedor evento matemático. Para realizar sua inscrição, acesse o site oficial do evento.

Coordenado pela professora Elaine Silva, o MatFest 2023 conta com a colaboração de estudantes, professores e técnicos do Instituto de Matemática da Ufal. Mais informações no site.

A professora Elaine ainda faz um convite: “Se você é um estudante do Instituto de Matemática da Ufal e deseja contribuir como monitor voluntário, esta é a sua oportunidade de brilhar! Envie um e-mail para matfest@im.ufal.br e participe ativamente do MatFest 2023. Sua colaboração é inestimável para tornar este evento um grande sucesso! Junte-se a nós nesta emocionante jornada matemática”.