Professores e músicos da Ufal são atrações do Festival de Música de Penedo

Débora Borges, Kleber Dessoles, Ziliane, Noemi Loureiro, Marcos Moreira, Vanilson Coelho e muitos outros estão na programação artística, pedagógica e científica
Por Simoneide Araújo - jornalista
11/10/2023 13h37 - Atualizado em 11/10/2023 às 13h43

Faltam 7 dias para o início de um dos maiores eventos da área musical do Nordeste e já há um consenso entre os participantes: o Festival de Música de Penedo (Femupe) é um evento de peso e é importante para o cenário de Alagoas e até internacionalmente. Além da programação artística, há a troca de conhecimento científico e as atividades pedagógicas com as oficinas de instrumentos musicais. E é nesse ambiente que estão professores, pesquisadores e músicos da Universidade Federal de Alagoas.

Nosso festival é abrangente e muito eclético. Temos muitas atrações culturais. Ao todo são 62 atividades na programação deste ano, incluindo workshops, oficinas, concertos, shows, mostra de música autoral. Enfim, temos programação artística, pedagógica e científica”, revelou Marcos Moreira, coordenador-geral do evento, ao destacar a parceria da gestão do reitor Josealdo Tonholo, da Prefeitura de Penedo e do governo de Alagoas.

A professora Débora Borges, do curso de licenciatura em Música, coordenadora do projeto de extensão Laboratório de Violino, está na programação em três momentos: vai se apresentar com o Sexteto de Cordas, sendo solista em As 4 Estações, de Antonio Vivaldi; como integrante do Trio Dellas, junto com Ziliane Teixeira e Soraia Lüders; e também fará apresentação com Duo de Violino e Violão, dividindo o palco com Mario Sales, ex-aluno da Ufal.

Tive a honra de ter sido convidada para compor a programação artística do Festival. Marcos [Moreira] me convidou para fazer o solo das Quatro Estações [de Vivaldi]. Aí, formamos o Sexteto de Cordas composto por mim, pela Vanessa, Jamerson, Olívia, Neto e Jairo, nossos alunos e ex-alunos do curso de Música. Vamos ter a oportunidade de apresentar essa peça numa acústica para a qual foi pensada originalmente por seu compositor, Vivaldi. Será no Convento Santa Maria dos Anjos”, revelou Débora Borges.

E completa: “É uma alegria participar de um evento como esse. O Festival é importante para Alagoas e para o país e é um projeto com abrangência internacional. São anos de estrada, já consolidado, dando oportunidade às pessoas de terem acesso a conhecimentos musicais, por meio de palestras e oficinas, contato com as pesquisas que estão sendo feitas na área, além, é claro, de oferecer diversas apresentações culturais. O Festival de Música de Penedo é um evento de peso para área da música como um todo, tanto no cenário nacional quanto internacional por conta das parcerias que têm sido feitas.”

Música e Educação

A professora Ziliane Teixeira é pesquisadora e integra o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe). Ela vai participar da Sessão de Comunicações e Lançamento de Livros no Encontro dos programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP Música). Quem também participa dessa atividade são os professores Marcos Moreira, coordenador-geral do Femupe, e Kleber Dessoles. Será no Auditório da Casa da Aposentadoria.

Ziliane Teixeira também vai compor o 5º Fórum de Educação Musical e Pedagogia, cujo tema é Música e Educação. Os convidados são os professores da rede pública e privada de Penedo, além de faculdades de Pedagogia de Penedo e Professores da Ufal.

A participação de Ziliane também está na programação artística com a apresentação musical do Duo Teca Gondim e Tota Portela, da Bahia; o Duo Violino e Violão e participação especial de Mario Sales, no violão, além do Trio Dellas, da Ufal, formado por Ziliane Teixeira, Débora Borges e Soraia Lüders.

Já a pessoa Noemi Loureiro, do curso de licenciatura em Dança da Ufal, vai ministrar a oficina Danças Circulares, exclusiva para os alunos do Grupo Vidança. O professor Clístenes Lisboa, da licenciatura em Música da Ufal e do Conservatório de Música de Sergipe, também será uma das atrações do Femupe, no Palco Penedo. No repertório, só música brasileira, com Wellington Pinheiro e o Chorinho Penedense, Clístenes Lisboa e o Grupo Jazzlação Premiada, de Sergipe.

Grupo instrumental

O Grupo de Saxofones da Ufal, coordenado pelo professor Kleber Dessoles, da Escola Técnica de Artes (ETA), também vai se apresentar no Festival. No concerto também terá a parceria do saxofonista e compositor Eric Almeida, da Bahia. “Eric Almeida vai tocar junto conosco músicas suas do seu disco Ventos da Baía”, contou Dessoles.

Segundo Dessoles, esse grupo instrumental é formado por ele, coordenador, por Vanilson Coelho, músico da Ufal, alunos e ex-alunos dos cursos de Música, licenciatura e técnico. “É voltado à performance musical e à prática em conjunto, como elemento potencializador do ensino de performance”, explicou.

O Grupo de Sax participa do Festival de Música de Perdendo pela segunda vez. A primeira foi em 2019. “Este ano vamos apresentar um repertório exclusivamente de música brasileira, com arranjos especiais para a nossa formação instrumental”, anunciou, ressaltando que o “Festival vem sendo um evento muito importante para o cenário da música em Alagoas. É um espaço muito profícuo para trocas, reflexão e produção musical”.

Sobre o Grupo

O Grupo de Saxofones da Ufal surgiu em 2015, por meio de um projeto de extensão, coordenado pelo professor Kleber Dessoles. O projeto articula-se e dá suporte às disciplinas de práticas de conjunto e orquestral do curso técnico em Instrumento Musical, com ênfase em saxofone, e, também, a um projeto de pesquisa voltado à música de concerto, escrita originalmente para saxofone, coordenado pelo mesmo docente, tendo a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão como ponto de partida. 

Composto por alunos dos cursos técnico e de graduação em Música da Ufal, o grupo também tem a participação de técnicos músicos do quadro efetivo da instituição, alunos egressos e colaboradores externos - estudantes de extensão nível avançado e saxofonistas profissionais que atuam no mercado musical local. Segundo Dessoles, o projeto é um espaço de prática instrumental, voltado ao aperfeiçoamento da performance em grupo, tendo como ponto de partida a heterogeneidade de níveis de formação musical de seus integrantes.

O Grupo vem participando de diversas atividades ao longo dos seus cinco anos de existência, dos quais destacam-se as participações como convidado do 1º Encontro Alagoano de Saxofonistas [2016], da Semana da Música da Ufal [2017 e 2018], do 2º Encontro Alagoano de Saxofonistas [2018] e da 9ª Jornada Pedagógica de Músicos de Banda [2018], quando funcionou como grupo base para o concerto de encerramento do evento. Nessa apresentação, teve como solista convidado o saxofonista Rodrigo Capistrano.

“O grupo também desenvolve trabalhos relacionados à musicalização e à formação de plateia em escolas públicas e outros espaços educacionais de Alagoas, entre eles: concertos didáticos realizados em Teotônio Vilela [2018] e, em Maceió, na Biblioteca Estadual Graciliano Ramos [2019]”, completou Dessoles.
Confira aqui toda a programação do Femupe.

O Festival

O Festival de Música de Penedo é uma realização da Universidade Federal de Alagoas – por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), do curso de licenciatura em Música, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e Pró-reitoria de Extensão (Proex) – da Prefeitura de Penedo e do governo de Alagoas.

O evento tem apoio do deputado Paulão e patrocínio do Sebrae e Instituto do Meio Ambiente (IMA). Entre os parceiros estão: Laboratório de Musicologia (Lamus), Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova, de Lisboa, Dgartes ligada ao Ministerio da Cultura República Portuguesa. Também conta com as instituições Universidade de Bordeaux e Timbodé Percussivo da França, além das Universidades Pedagógica, SMEAM e Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique e marcas de Instrumentos Musicais de todo o Brasil.

Visite nosso site e fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo.

Siga nossas redes:
@festival_musica_Penedo
@cemupemusicologia