Procuradoria Institucional da Ufal informa sobre Enade 2023

Prova acontece no dia 26 de novembro para 1.169 estudantes da Universidade
Por Ascom Ufal
20/10/2023 12h05 - Atualizado em 24/10/2023 às 18h29

A Procuradoria Educacional Institucional (PEI) da Universidade Federal de Alagoas lembra aos estudantes selecionados para participarem do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As datas e prazos de preenchimento de informações e demais dados necessários podem ser conferidos na Cartilha Digital disponibilizada gratuitamente.

O Enade acontece em duas etapas, sendo a primeira o preenchimento do questionário do estudante, disponível até 25 de novembro, e a segunda etapa, composta da prova presencial em 26 de novembro. Este ano foram selecionados, pela Ufal, 2.539 estudantes, sendo 1.370 ingressantes e 1.169 concluintes. No entanto, somente os concluintes fazem a prova presencial e respondem ao questionário do estudante. A nota dos ingressantes é feita com base na nota do Enem.

Segundo o professor Deywid Wagner de Melo, procurador da PEI, o Enade é um indicador de qualidade do curso adotado pelo Inep, é um instrumento para avaliação do projeto pedagógico do curso, como as diretrizes curriculares estão sendo vivenciadas naquele curso bem como esse trabalho se desenvolve com relação aos demais cursos do país.

“Nesse momento, os estudantes precisam preencher o questionário do estudante, que está liberado até dia 25 de novembro. É importante não deixar para fazer perto do limite, pois pode haver congestionamento do sistema e dificultar o preenchimento”, destaca.

O procurador lembra ainda que o Enade é um componente obrigatório, ou seja, os estudantes habilitados para a prova, especialmente os concluintes, devem participar, não podendo colar grau até agosto do próximo ano se estiverem de forma irregular.

“É importante destacar também que é preciso responder ao questionário completo fidedignamente, caso surjam dúvidas quanto ao tópico do qual trate a questão, deve buscar esclarecimento junto à coordenação de curso, além disso, ao longo do preenchimento estudante deverá refletir sobre todos os programas de auxílios ao estudante, Pibic, Pibiti, Pibid, monitoria, por exemplo”, afirma.

Mais informações com a PEI no endereço: pi@reitoria.ufal.br.

Seminário Enade

A Procuradoria realizou, nos meses de julho e outubro, o Seminário Enade 2023, uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar e conscientizar o corpo docente dos cursos enquadrados no exame e, principalmente, os estudantes concluintes que estão inscritos e farão a prova do Enade.

Realizado de forma híbrida, virtual e presencial, o evento consistiu em reuniões e orientações por meio de documentos junto às coordenações, e seminário voltado às coordenações e aos estudantes.