MTB e Iphan firmam parceria para tratamento da coleção de Tânia de Maya Pedrosa

Coleção tem peças de diversos artistas alagoanos
Por Mauricio Santana - estudante de Jornalismo (Ascom MTB)
11/10/2023 15h55 - Atualizado em 11/10/2023 às 15h57
Acervo de Tânia Maya de Pedrosa

“Essa união de forças entre a Ufal [Universidade Federal de Alagoas] e o Iphan [Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional] é algo de ganho duplo: a Ufal ganha a honra de agregar a um trabalho tão importante na área da Museologia, o Iphan ganha por receber a expertise de profissionais da área da Museologia”. É o que disse Hildênia Oliveira, diretora do Museu Théo Brandão (MTB), a respeito da parceria firmada entre o museu e o Iphan/AL para tratamento da exposição “A Invenção da Terra”, da colecionadora e artista naïf Tânia de Maya Pedrosa.

A cooperação técnica entre as instituições tem duração de um ano e visa requalificar a coleção de Tânia de Maya Pedrosa, que está em exposição no Iphan desde 2013, contando com cerca de 370 peças. A coleção conta com obras de renomados artistas, como João das Alagoas, Sil da Capela e artistas da Ilha do Ferro, povoado alagoano internacionalmente conhecido por seus artesãos.

Entre as ações propostas na colaboração entre MTB e Iphan, estão operações de requalificação, higienização das peças e confecção de embalagens apropriadas para os itens necessários. Além de lidar com as condições físicas, a colaboração também visa rever toda a documentação museológica da coleção, elaborando catálogo com os documentos revisados e também a proposta de uma nova expografia para a exposição “A Invenção da Terra”.

“Além da honra que é fazer parte dessa parceria entre MTB e o Iphan, na qual as duas instituições saem ganhando, quem também ganha é a cultura alagoana pela conservação dessa coleção tão rica, fruto de uma vida inteira, que é o acervo de Tânia Maya de Pedrosa”, finaliza Hildênia Oliveira.