IBGE promove palestra sobre Banco de Dados Geoespaciais

Atividade será realizada durante a 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco, em novembro
Por Nathalia Leal e Rose Ferreira - jornalistas
19/10/2023 14h37 - Atualizado em 20/10/2023 às 08h12

Pela primeira vez participando da Expedição Científica do Baixo São Francisco, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) preparou uma série de lançamentos e atividades com as comunidades ribeirinhas. Uma delas é a palestra gratuita sobre as principais ferramentas de acesso aos dados disponibilizados pelo IBGE, com foco na apresentação do Banco de Dados Geoespaciais do Baixo São Francisco.

Voltado a gestores, pesquisadores, jornalistas, professores, estudantes, técnicos e demais interessados, a palestra será ofertada no dia 27 de novembro, das 9h às 12h, no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Penedo. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro, através do formulário eletrônico.

Na oportunidade, Silvânia Vila Nova, analista do IBGE Alagoas, trará um panorama geral, que passa pelo Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), IBGE Cidades e outras ferramentas, com ênfase na apresentação do Banco de Dados Geoespaciais do Baixo São Francisco, fruto da parceria do IBGE com a Ufal, por meio da Expedição. “Estamos muito animados com essa parceria e a oportunidade de mostrar o trabalho tão importante desenvolvido pelo IBGE. Vamos tratar temas de relevância para o desenvolvimento regional, pesquisas acadêmicas, formulação de políticas públicas e demais áreas que dependem de informações oficiais confiáveis. Sendo assim, estão todos convidados!”, declara Neison Freire, chefe da Seção de Disseminação de Informações (SDI) do IBGE em Alagoas.

Sobre o Banco de Dados

Com lançamento oficial a ser realizado durante a 6ª Expedição Científica, o Banco de Dados Geoespaciais do Baixo São Francisco traz informações atualizadas sobre os 93 municípios que compõem a bacia hidrográfica da região e que estão distribuídos entre os estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Os dados tratam sobre agropecuária, população e socioeconomia.

De acordo com Neison Freire, o Banco de Dados é composto por 2GB de informações, sendo 1GB de dados e 1GB de mapas prontos de cada um dos 93 municípios da bacia hidrográfica do Baixo São Francisco. E, por ser um banco de dados Geoespaciais, isso quer dizer que ele está pronto pra sistemas de geoprocessamento, ou seja, “qualquer pesquisador ou aluno pode acessar o dado do seu município, com o recorte que quiser, mas o sistema também está pronto para um especialista utilizá-lo em sistemas de informações geográficas, em softwares específicos para criação de mapas temáticos, então isso vai permitir uma ampliação de conhecimento sobre as variáveis que atuam sobre o território do Baixo São Francisco”, esclarece Freire.

Durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em agosto do corrente ano, o IBGE Alagoas apresentou uma prévia desse material ao público e a alguns integrantes da Expedição, que se surpreenderam com o resultado: “Eu fiquei muito surpreso e feliz com a explanação desse banco de dados, porque são informações muito robustas, que, certamente, vão moldar a ciência e ajudar a desenvolver ações mais efetivas para a região do Baixo. Antes, as informações eram muito pulverizadas; agora, temos uma gama de dados para, pelo menos, 10 anos de estudos, até o próximo censo”, declarou Emerson Soares, professor da Ufal e coordenador das Expedições Científicas.

Serviço

Aprenda a acessar os dados do IBGE do Baixo São Francisco

Data: 27 de novembro

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório da Codevasf (Penedo)

Inscrições: gratuitas, pelo link.