Festival de Música de Penedo é aberto oficialmente e registra recorde de inscrições

Solenidade aconteceu no Teatro 7 de Setembro e reuniu autoridades políticas, pesquisadores
Por Sandra Peixoto - jornalista / Fotos Allerson Jesus e Bruno Vieira
18/10/2023 16h15

Outrora considerada a cidade do piano, Penedo, agora, vira palco da música, da pesquisa científica e do entretenimento. Até o próximo sábado (21), suas ruas e prédios vão ressoar música, arte e cultura com a realização do Festival de Música de Penedo (Femupe). O evento internacional e totalmente gratuito teve sua solenidade de abertura na noite desta terça-feira (17), no Teatro 7 de Setembro, com a participação da vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Eliane Cavalcanti; o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes; e o coordenador-geral do festival, Marcos Moreira.

Aportando na cidade ribeirinha desde 2018, o Femupe chega em sua 14ª edição consolidado em sua trajetória de contribuição para a formação musical da comunidade alagoana por meio do intercâmbio entre professores, pesquisadores e alunos, indo além das fronteiras do Brasil ao trazer atrações internacionais em sua programação. Este ano foram 639 pessoas inscritas para participar das oficinas de instrumentos musicais, além de participantes das demais atividades e atrações oferecidas ao público em geral.

A vice-reitora Eliane Cavalcanti falou sobre a satisfação da Ufal em realizar o evento. “Penedo vai inspirar música, vai inspirar cultura, vai fazer a diferença e, mais uma vez, vai ser projetada para além do nosso país. Eu fiquei numa felicidade enorme ao chegar e encontrar mulheres representantes de uma comunidade indígena se apresentando na frente do teatro [7 de Setembro]. Isso mostra o quanto a Universidade interage com o seu povo, interage fazendo ciência, cultura e muita música”, disse, complementando que, independentemente da posição na qual a pessoa esteja na constituição da sociedade brasileira, ela faz parte da cultura, da história, do território e da universidade.

A riqueza da programação foi ressaltada pelo prefeito Ronaldo Lopes. “Um festival que tem um nível excelente, comparado com qualquer festival semelhante que acontece no Brasil. Durante esta semana serão muitas apresentações; muitos músicos estão aqui para as oficinas, levando a música a vários espaços, a locais que realmente a música foi feita para ser apresentada, como no Convento Santa Maria dos Anjos”, destacou.

A multiplicidade da programação, que vai da cultura popular à música clássica, refletiu no recorde de inscrições: serão 639 pessoas participando das 17 oficinas. Para o coordenador-geral do evento, Marcos Moreira, é um trabalho que vale a pena. "A gente ativa a possibilidade da profissionalização da música para jovens. A aula acontece de forma livre: você tem o iniciante e o intermediário dialogando com um grande artista, um grande profissional, no mesmo momento de aula. Isso é importante porque cria motivação para aqueles que estão avançando e cria experiência para aqueles que já são profissionais da música”, avaliou.

A solenidade de abertura contou com a participação especial das Mulheres Plakiô (indígenas das etnias Karapotó Plakiô e Kariri Xocó); e da Sociedade Musical Penedense, que recepcionaram o público da abertura oficial, prestigiada por músicos, pesquisadores e pessoas da sociedade. O grande convidado da noite foi o pianista e multi instrumentista Egberto Gismonti, mas outro.

Entre as autoridades presentes, estavam o secretário de Turismo de Penedo, Jair Galvão; a secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Penedo, Tereza Machado; o secretário de Planejamento de Penedo, Gustavo Alencar; o coordenador-geral da Unidade Educacional da Ufal em Penedo, Expedito Cavalcante; o pró-reitor de Gestão de Pessoas da Ufal, Wellington Pereira; a diretora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Ufal, Sandra Nunes; e o professor da Faculdade de Medicina da Ufal, Mário Jucá.

Ultrapassando fronteiras, o festival conta com o apoio do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova, de Lisboa; da Universidade de Bordeaux e do Timbodé Percussivo, da França; e das universidades pedagógicas Smeam e Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique.

Confira a programação completa do Festival de Música de Penedo em nosso sitee acompanhe o evento em nossas redes @festival_musica_Penedo e @cemupemusicologia.