Egberto Gismonti, Léo Gandelman e Geraldo Azevedo estão confirmados em Penedo

Evento acontece de 17 a 21 deste mês e todas as atividades e atrações culturais são gratuitas
Por Simoneide Araújo - jornalista
06/10/2023 10h23 - Atualizado em 11/10/2023 às 15h09

Quem estava ansioso pode relaxar porque já temos a programação completa do Festival de Música de Penedo (Femupe). Pois é, um dos maiores eventos do Nordeste acontece nas ruas e prédios da cidade histórica às margens do Rio São Francisco. Este ano, o Femupe chega à 14ª edição e terá como atração de abertura o concerto do multi instrumentista e compositor brasileiro Egberto Gismonti. E é tudo de graça! Você não pode perder! Anota aí e se programe para curtir os cinco dias do festival, de 17 a 21 de outubro.

A abertura oficial do Femupe edição 2023 será às 19h, no Teatro 7 de Setembro, com recepção dos convidados, com a Sociedade Musical Penedense. “Teremos a presença do magnífico reitor Josealdo Tonholo [da Universidade Federal de Alagoas], do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, da secretária de Cultura, Tereza Machado, e de várias autoridades do estado”, anunciou Marcos Moreira, coordenador-geral do festival.

A programação começa na terça-feira (17), às 14h, com palestra on-line sobre Semiótica e Música, com o professor Luiz Tatit, da USP, com transmissão pelo canal do Cemupe TV no Youtube, com telão montado no Teatro 7 de Setembro. Às 15h começa a 2ª Feira da Música, montada no Largo da Igreja de São Gonçalo, onde também haverá o Encontro de Banda de Pífanos do Baixo São Francisco, apresentação do grupo Barlavento, da Bahia, e das Mulheres Plakiô - Etnias Karapotó Plakiô e Kariri Xocó. Tudo isso no Palco Penedo, instalado em frente à igreja.

Logo em seguida, quem sobe ao palco do 7 de Setembro é Egberto Gismonti, compositor, arranjador e multi instrumentista. “Estou muito feliz de termos conseguido trazer para o festival um grande artista como Egberto. Vamos trazer um piano de Salvador especialmente para Egberto fazer seu concerto, um grande artista e compositor da música erudita, mas que também navega pela música popular, como pesquisador. Será um belo concerto de piano”, disse Moreira, ao lembrar que Egberto também compôs trilhas sonoras para cinema, teatro, balé e séries de TV.

No dia 18, as atrações culturais começam cedo, às 9h, com concertos especiais do Grupo de Saxofones da Ufal e os convidados  TPDu, com Nan Qi e Gilvando Azeitona. Será no Auditório Zeca Peixoto, Centro de Convenções de Penedo. Às 13h, quem se apresenta é o grupo musical Por em Canto, do Instituto Federal Alagoas, Campus Marechal Deodoro-AL, sob a regência de Leonardo Arecippo.

A programação artística segue às 16h com apresentação da Orquestra Pindorama Musical - Jovens Aprendizes Rurais da Cooperativa Pindorama, com regência do maestro Jefferson Alexandre. Será na Feira da Música, no Largo São Gonçalo.

Às 17h, tem concerto especial com a atração internacional: recital de canto e piano Canções de amor e morte, com o Duo Rudá Porang, de Portugal, formado por Alberto Pacheco e Anderson Beltrão. Será no Teatro 7 de Setembro.

A atração da noite será o cantor e compositor Geraldo Azevedo, voz e violão. O show encerra a programação do segundo dia e celebra os 14 anos do Festival de Música, no Palco Penedo, no Largo São Gonçalo. Seus grandes sucessos como Dona da Minha Cabeça, Dia branco, Moça Bonita, Táxi Lunar e muito mais.

Terceiro dia

As atrações e convidados especiais do terceiro dia do Femupe começam com o concerto de piano de Paulo Oliveira, de Portugal, com lançamento do Iberian Impressions. Será às 15h, no Teatro 7 de Setembro.

Às 17h, acontece, no Palco Penedo, a segunda edição da Mostra de Música Autoral Velho

Chico, que terá apresentação das 16 composições selecionadas. O show de encerramento será com Luiz de Assis, no Largo de São Gonçalo.

No mesmo palco, a partir das 20h, o espaço será da Noite do Jazz e o convidado especial é o saxofonista, produtor, compositor, diretor e apresentador Léo Gandelman, do Rio de Janeiro. Ele se apresenta ao lado de Eric Almeida, de São Paulo, e do Grupo de Saxofones da Ufal, coordenado pelo professor Kleber Dessoles.

Música na igreja

O Festival de Música de Penedo não para e traz uma programação para todos os gostos. No quarto dia do evento tem música erudita na Igreja do Convento Santa Maria dos Anjos, começando, às 17h, com o Imperial Coro de Penedo, sob a batuta da regente Patrícia Albuquerque, seguido do Sexteto de Cordas da Ufal, que vai apresentar As Estações, de Antonio Vivaldi, com solo de Débora Borges, professora do curso de licenciatura em Música e coordenadora do projeto de extensão Laboratório e Violino. Teremos também o grupo português Iberian Ensemble.

Saindo da igreja, as atrações continuam no Palco Penedo, Largo de São Gonçalo, com repertório de música brasileira. Quem vai se apresentar será Wellington Pinheiro e o Chorinho Penedense; Clístenes Lisboa e Grupo Jazzlação Premiada, de Sergipe.

Último dia

O quinto e último dia do Femupe começa, às 9h, com o tradicional desfile e retretas de bandas de música pelas ruas do Centro Histórico de Penedo: Banda da Orquestra dos Meninos, Pernambuco; Banda Montepio dos Artistas, de Alagoas; Banda Sociedade Penedense; Banda Fênix, de Alagoas; Banda N. S. Santana e Fanfarra de Cristinápolis, ambas de de Sergipe; e Banda Feminina do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe).

Às 16h terá o 2º Cortejo Percussivo pelas ruas da cidade, com a Charanga do Tadeu dos Bonecos de Penedo; Jair Mendes, da França; e Grupo Timbodé, de Penedo, com a coordenação do professor Ualex Barra. Haverá também apresentação de Danças Circulares, com a professora Noemi Loureiro, do curdo de licenciatura em Dança da Ufal. No Largo da Igreja de São Gonçalo, a atração será o Grupo Vidança, com Samara Santos.

Às 19h será o show de encerramento do Femupe 2023, no Palco Penedo, com a Noite Nordestina: o piano pernambucano de Tia Amélia; Hercules Gomes, de São Paulo; e Pernambuco em cores, com Mozart Vieira e Sebastian Silva (trio).

Clique aqui e veja a programação completa do Festival

Clique aqui para a programação artística

Clique aqui se quiser ver a programação pedagógica

Clique aqui para saber quem está na programação científica

O Festival

O Festival de Música de Penedo é uma realização da Universidade Federal de Alagoas – por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), do curso de licenciatura em Música, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e Pró-reitoria de Extensão (Proex) – da Prefeitura de Penedo e do governo de Alagoas.

O evento tem apoio do deputado Paulão e patrocínio do Sebrae e Instituto do Meio Ambiente (IMA). Entre os parceiros estão: Laboratório de Musicologia (Lamus), Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova, de Lisboa, Dgartes ligada ao Ministerio da Cultura República Portuguesa. Também conta com as instituições Universidade de Bordeaux e Timbodé Percussivo da França, além das Universidades Pedagógica, Smeam e Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, e marcas de Instrumentos Musicais de todo o Brasil.

Visite nosso site e fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo.

Siga nossas redes:
@festival_musica_Penedo
@cemupemusicologia