Ufal sedia Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais

Evento conta com palestras, oficinas e a ExpoMática
Por Jacqueline Freire – jornalista
18/10/2023 14h45 - Atualizado em 19/10/2023 às 09h04

Tem início nesta quarta-feira, 18, e segue até a sexta (20), o 3º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (Tema), liderado pelo professor Carloney Alves, do Centro de Educação (Cedu), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As atividades acontecem no Cedu, no Campus A.C. Simões.

Nesta edição, o Colóquio discute o tema "Criatividade e Inovação na Educação Matemática: da investigação à sala de aula", passando pelos eixos temáticos: Práticas pedagógicas, Formação de professores para o ensino de Matemática e Recursos didáticos. Segundo o professor Carloney, são 200 inscritos e mais de 65 trabalhos a serem apresentados.

Programação

A programação inicia às 18h30 com a conferência ministrada pela professora Kátia Stocco, sobre “Criatividade e Inovação na Educação Matemática: da investigação à sala de aula”. Amanhã pela manhã a programação segue com sete oficinas, que trabalham desde “Histórias em Quadrinhos (HQ) para o ensino de Matemática”, a “Probabilidade e Estatística nos anos iniciais”.

À tarde a professora do Cedu, Mercedes Carvalho, apresenta a conferência “Matemática e Tecnologia nos anos iniciais: possibilidades didáticas pós-pandemia”; e, depois da Expomática Kids, os professores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) Elielson Magalhães, Natércia De Andrade e a professora da Semed Miriam Correia, participam da mesa: “Desafios da formação e da atuação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais”.

Na sexta (20) pela manhã, a professora Daniela Torres, do Ateliê de Aprendizagem, realiza a conferência “Alfabetização Matemática no contexto da Educação Inclusiva”. À tarde, os participantes podem conferir duas mesas importantes: às 14h se discute as “Práticas de Letramento nos anos iniciais: processos de significação matemática pela criança e pelo professor”, com as professoras Cheila Francett, da Semed e Vanessa Alves, do Campus Arapiraca da Ufal.

Já às 16h, a programação se encerra com o tema “Conteúdos audiovisuais na formação de professores que ensinam Matemática: planejar, criar, editar e compartilhar”, em conferência ministrada pelo professor Klinger Teodoro Ciríaco, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Expomática

Nesta quinta (19), o Cedu também recebe a Expomática, uma exposição de materiais e/ou jogos didáticos para o ensino de Matemática que terá como protagonistas (expositores), 75 crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais, das escolas públicas e privadas, do Estado de Alagoas.

Mais informações no site.