Atrações internacionais confirmaram presença no Festival de Música de Penedo

Elas vêm de Portugal, da França e de Moçambique para ministrar oficinas, participar da programação científica e se apresentar nos palcos do Femupe
Por Simoneide Araújo - jornalista
16/10/2023 19h04 - Atualizado em 17/10/2023 às 14h39

Oficinas de percussão, violoncelo, prática de conjunto, técnica vocal e vários concertos. Essa mistura vai estar na programação de atrações internacionais do Festival de Música de Penedo, que acontece de 17 a 21 deste mês, nas ruas e prédios da cidade histórica, às margens do Rio São Francisco.

É um dos maiores eventos do Nordeste nesta área, que une atrações culturais, atividades acadêmicas e pesquisa científica, a exemplo do que será debatido entre o Centro de musicologia de Penedo (Cemupe), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova (UN), de Lisboa-Portugal.

A programação do Femupe com as atividades acadêmicas e atrações internacionais começam dia 18 de outubro. A partir das 10h, no Auditório Zeca Peixoto do Centro de Convenções, acontece o 4º Encontro Cemupe de Musicologia, numa parceria com o Cesem. A conferência de abertura será com Suzel Reily, da Unicamp-SP.

Nesta edição do 4º Encontro Cemupe de Musicologia, a coordenação será da professora Mary Biason, de São Paulo. Além do grupo de pesquisa Cemupe, terá a participação de Gerald Guillot, da Universidade de Bordeaux-França; Ana Guiomar, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Beatriz Castro, da UNB; Thais Rabelo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Karina Gomes, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); e Alberto Pacheco, do Cesem de Portugal.

Às 17h começam os concertos especiais: recital de canto e piano, Canções de amor e morte, será com o Duo Rudá Porang, formado por Alberto Pacheco e Anderson Beltrão, de Portugal. Será no Teatro 7 de Setembro.

As atrações internacionais seguem no dia 19 de outubro e também vão ministrar oficinas para alunos e alunas de escolas públicas de Penedo e região. Das 9h às 12h, na sala principal do Teatro 7 de Setembro, haverá oficinas instrumentais Regência para Músicos de Banda - Nível 1, com o maestro Pedro Serrano, de Castro Daire-Portugal.

Na Praça da Igreja das Correntes, a oficina de Percussão de Rua será comandada por Jair Mendes, da França, e Ualex Barra, de Alagoas. A oficina de violoncelo será no Teatro 7 de Setembro, 1⁰ andar, ministrada por David Cruz, de Portugal.

A oficina de Técnica Vocal, com Alberto Pacheco, de Portugal, será no auditório da Casa da Aposentadoria, das 14h às 16h. Às 15h começam os concertos especiais no Teatro 7 de Setembro. A atração do dia 19 será Paulo Oliveira, de Portugal, com recital de piano, e lançamento do Iberian Impressions.

No dia 20 de outubro, o projeto Música nas Igrejas terá como atração internacional o trio Iberian Ensemble, de Portugal. Será às 17h, na Igreja do Convento Santa Maria dos Anjos.

No último dia do Femupe, 21 de outubro, acontecem dois eventos acadêmicos. Às 14h, Casa da Aposentadoria, começa o 8º Fórum de Maestros: Acervos, práticas e intercâmbios filarmônicos no Brasil e na Europa, com a coordenação de João Paulo Lima da Cruz, da Secretária de Educação de Alagoas (Seduc-AL). A conferência especial será com o professor Emanuele Raganato, da Itália, e participação de Gilson Andrade, de Sergipe, Cláudio Vieira, de Alagoas, Douglas Rocha, de Alagoas, e Pedro Serrano, de Castro Daire-Portugal.

Neste mesmo horário, no Teatro 7 de Setembro, vai acontecer o 2º Fórum Afro-brasileiro Musical do Velho Chico: Africanidades entre o Atlântico. A sessão de debates será com Sonia André e Raul Balate Junior, da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique. Também haverá a participação de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa moçambicanas: Pedro Júlio Sitoe, Delisa Angelina Chirindza, Tiago Chingore, Vitor Chibanga e Joaquim Borges Armando Gove - Smeam, Instituto Superior de Artes e Cultura, Universidade Licungo e Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique. O mediador dos debates será o professor Danilo Marques, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufal.

O Festival

O Festival de Música de Penedo é uma realização da Universidade Federal de Alagoas – por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), do curso de licenciatura em Música, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e Pró-reitoria de Extensão (Proex) – da Prefeitura de Penedo e do governo de Alagoas.

O evento tem apoio do deputado Paulão e patrocínio do Sebrae e Instituto do Meio Ambiente (IMA). Entre os parceiros estão: Laboratório de Musicologia (Lamus), Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova, de Lisboa, Dgartes ligada ao Ministerio da Cultura República Portuguesa. Também conta com as instituições Universidade de Bordeaux e Timbodé Percussivo da França, além das universidades pedagógicas, Smeam e Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, e marcas de Instrumentos Musicais de todo o Brasil.

Visite nosso site e fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo.

Siga nossas redes:
@festival_musica_Penedo