Ufal organiza evento internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Será de 3 a 8 de outubro, trazendo temas como empreendedorismo científico e tecnológico, transferência de tecnologia e propriedade intelectual
Por Manuella Soares - jornalista
29/09/2022 14h18 - Atualizado em 29/09/2022 às 14h20

De 3 a 8 de outubro Maceió vai sediar um grande evento sobre o ecossistema da inovação com apoio e organização local da Ufal. Durante os seis dias serão promovidos o 16º Encontro Nacional do Fórum dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), o 6º Congresso Internacional do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) e o 12º ProspeCT&I, que é o evento internacional da rede.

A abertura está marcada para a próxima segunda-feira (3), às 17h30, no auditório do Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas (CIPT), com transmissão ao vivo para os inscritos do modelo híbrido. Várias personalidades acadêmicas já confirmaram presença e o ministro de Ciência Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, também vai participar do evento que tem como tema geral: Construindo a independência com Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Paulo Alvim tem sido um parceiro no movimento de propriedade intelectual há muitos anos, dada a sua experiência de trabalho na Finep e no Sebrae e o Profnit foi um programa de pós-graduação induzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, então a ideia é que na semana que vem Alagoas seja o polo nacional na área de inovação”, ressaltou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

As inscrições seguem abertas até o domingo (2) clicando aqui e ainda é possível submeter trabalho para o case Conte-me algo que não sei - Ecossistema de inovação e egressos Profnit, até esta sexta-feira (30).

Discussões e público-alvo

Já são mais de 400 pessoas inscritas no congresso e 136 trabalhos aprovados para apresentação. O evento conta com 11 mesas de discussão, atividades de matchmaking, que é o espaço de encontro de oferta e demanda entre os participantes, sessões ‘Conte-me algo que não sei’ e pitch invertido, workshop tech mining e network, com apresentações de trabalhos dos egressos para todo ecossistema de inovação.

O objetivo é promover atividades, debates e reflexões voltadas para os temas: inovação, empreendedorismo científico e tecnológico, transferência de tecnologia, propriedade intelectual, prospecção, gestão e políticas públicas para CT&I.

Além da comunidade acadêmica e científica, os organizadores esperam reunir formuladores de políticas públicas, agentes de governo, profissionais que atuam nas áreas de Propriedade Intelectual, Transferência de Conhecimento, Tecnologia e Inovação, gestores de inovação em empresas e em ICTs, mentores, investidores e aceleradores para realizar debates.

Todas as atividades serão realizadas no Sebrae e transmitidas para cerca de mil pessoas que vão participar no formato on-line.