Ufal se une ao Cine Arte Pajuçara em prol da cultura alagoana

Corujão Ufal a partir de julho é uma das ações desta parceria
Por Simoneide Araújo - jornalista / Fotos Renner Boldrino
30/05/2022 10h27 - Atualizado em 30/05/2022 às 13h46

A Universidade Federal de Alagoas passa a ter mais um local para desenvolver várias atividades voltadas a servidores, alunos e à sociedade em geral.. É um novo equipamento que, a partir da parceria firmada com a Associação Cultural Arte Pajuçara (Acap), está disponível para ações de incentivo à cultura alagoana, seja no cinema, no teatro ou na galeria do Centro Cultural Arte Pajuçara. Tudo isso em regime de cooperação mútua, sem envolver nenhum tipo de remuneração entre as partes envolvidas e, o principal, promover o fortalecimento do último cinema de rua de Maceió. 

O termo de cooperação foi firmado na última quarta-feira (25) e, a partir de agora, a Ufal dará apoio institucional a eventos artísticos, culturais desenvolvidos pela Acap no âmbito do Cine Arte Pajuçara. E uma das ações já implantadas pela Acap é que em julho haverá o primeiro Corujão Arte Ufal. 

O reitor Josealdo Tonholo destaca que é papel da Ufal a preservação dos espaços de resistência. “Se nós que fazemos a universidade não prezamos pelos espaços de resistência, quem fará isso? Resistência, resiliência aqui nessa casa, o Cine Arte Pajuçara, que sempre resistiu por tantas vezes em relação à manutenção da cultura e da arte, de forma a contribuir para o desenvolvimento do nosso estado. Nada mais justo do que a Ufal se aproximar desse Centro Cultural”, confirmou. 

Tonholo afirma que o termo de cooperação não tem relação apenas com o Cine Arte Pajuçara. Envolve todo o Centro Cultural e os espaços culturais da Universidade, a exemplo do Auditório Guedes de Miranda, que é outro espaço de resistência, e do Cine Penedo, o mais novo equipamento cultural e que está em obra de restauro. “A partir de agora a Ufal passa a ter dois cinemas com essa parceria, um aqui em Maceió e um em Penedo. Com essa cooperação, colocamos à disposição da Acap toda a infraestrutura da Universidade Federal de Alagoas. Que sejamos todos juntos ativos em prol da cultura do nosso estado. Quero agradecer ao Marcão [Marcos Sampaio], ao Rafael e a todos os envolvidos nessa parceria”, reforçou.  

Para o pró-reitor de Extensão, Cezar Nonato, essa parceria tem tudo a ver com a Universidade está envolvida. “Das instituições de ensino superior de Alagoas, a Ufal carrega a tarefa de se envolver plenamente no âmbito da cultura. Agrega os cursos, a pós-graduação e a extensão vinculados ao campo das artes. Temos essa tarefa, enquanto instituição, de apoiar todos os equipamentos que fazem e fortalecem a cultura em nosso estado. O Centro Cultural Arte Pajuçara, tem uma importância monumental para todos nós. É um ponto de resistência, de apoio ao cinema, de debate, de fazer pensar”, destacou.  

Para o diretor executivo da Acap, Marcos Sampaio, também destaca a importância dessa parceria: “É uma alegria para nós que fazemos a Associação Arte Pajuçara fazer uma parceria com a principal instituição de ensino público superior de Alagoas. Estamos conveniados no sentido de conseguirmos manter esse espaço também funcionando. Fazemos parte de uma associação que cuida do espaço desde 2013, antes administrado pelo Sesi. Desde então, nós, de uma maneira corajosa, assumimos sem ter por trás nenhuma instituição mantenedora, por isso, estamos sempre em busca de parceria”.  

E revela: “Esse convênio com a Ufal vai permitir que algumas ações nossas se consolidem aqui dentro, como eventos, e também prevê atividades formativas, de capacitação, principalmente para os que atuam na área da cultura. Esse espaço é um polo de circulação de ideias, de debates, da arte e da cultura local”.  

Sampaio define que o Cine Arte Pajuçara é casa do cinema alagoano e acolhe muitas produções locais. “Estão aqui Sérgio [Onofre] e Rafael [Barbosa, presidente da Acap] que são realizadores de cinema e é aqui que os filmes deles dois e de tantos outros são exibidos. Vamos intensificar essa parceria e eu só tenho a agradecer a sensibilidade do reitor Tonholo, ao Cezar [Nonato] e ao Sérgio que tem sido um parceiro de longa data. Com essa formalização a gente vai dar um salto de qualidade. Estamos todos unidos em prol da cultura, da arte, porque sem elas não há vida”, reforçou. 

O presidente da Acap, Rafael Barbosa, também agradeceu a parceria. “A universidade pública sempre desempenhou um papel muito importante na formação dos realizadores e admiradores de cinema. Ainda não temos a graduação em cinema aqui no estado, mas temos uma demanda e uma produção cada vez mais ativas e com visibilidade nacional. Essa parceria é uma forma de a Ufal se aproximar desse movimento e de fortalecer a formação do cinema em Alagoas”, destacou. 

Campanha para salvar o Arte Pajuçara 

Marcos Sampaio, o Marcão, como é conhecido, revela que a parceria com a Ufal veio num momento oportuno. O Centro Cultural corre risco de ser despejado e já está nas ruas e na Internet uma campanha para salvar o Arte Pajuçara. “A construtora, dona do prédio onde funcionamos, de tempos em tempos ameaça e, agora, mais concretamente, está ameaçando por conta de um período de inadimplência de 2015 a 2018. Houve várias tentativas de acordo, mas sem sucesso. A empresa exige o pagamento integral desse débito”, contou. 

E acrescenta: “Estamos em campanha junto à sociedade e todos os que amam a arte e a cultura, no sentido de contribuir para que a gente possa levantar esse recurso. A campanha está no @artepajucara e no site. Quem puder contribuir vai receber recompensas: ingressos para a programação normal e para o Corujão, uma carteirinha que dá direito a um ano de cinema, enfim, tem várias possibilidades, de acordo com o que cada um puder colaborar”, finalizou.