Fórum Dialogicidade constrói diálogo entre Universidade e comunidades

Associações de comunidade da periferia de Arapiraca e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo se reúnem nesta quinta (28)
Por Jacqueline Freire – jornalista
25/04/2022 18h10

Nesta quinta-feira (28), às 13h, acontece na sede do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) mais uma atividade do Fórum Dialogicidade. O tema central em pauta será o direito à cidade, e a reunião é evento preparatório para a Conferência Popular pelo Direito à Cidade, que vai ocorrer em junho, na cidade de São Paulo. Outras reuniões também estão acontecendo em todo o Brasil.

O objetivo do Fórum é construir um canal de diálogo permanente entre as associações de bairros e de comunidades com a Universidade. “De fato, o instituto da participação presente no estatuto das cidades revela-se uma importante ferramenta para a construção do direito à cidade. No entanto, observa-se que frequentemente tem se tornado em instrumento retórico”, explicou o professor Marcelo Karloni, que coordena o núcleo de extensão e o núcleo BR cidades Arapiraca, integrante de uma rede nacional chamada BR cidades.

“O Fórum é de uma importância que ultrapassa a natureza de evento e visa o constituir um espaço soberano e de caráter popular capaz de propor projetos”, afirmou o professor Karloni. Ele conta que alguns desses projetos já estão em andamento.

Associações de comunidade da periferia de Arapiraca e alunos do curso de Arquitetura e urbanismo se reúnem na sala 1 do Bloco A. Mas atenção, devido às restrições da pandemia, o evento terá limitação de pessoas. Desta vez participam as diretorias das associações convidadas, professores do curso de Arquitetura e alunos. A reunião é chamada culminância, pois já ocorreram três reuniões que antecederam. É uma reunião de fechamento, mas o fórum é permanente e se reúne na sala 242 do bloco B do Campus Arapiraca.

Dialogicidade

A capacidade de diálogo, denominada por Paulo Freire de Dialogicidade dá origem ao título da ação, mas também serve de metodologia aplicada com as três associações de bairro, ocorrida em abril. Também já conta com mais três oficinas de diálogo agendadas para maio por outras associações.

Soberania popular na cidade é o que propõe o Fórum Dialogicidade, fundado na concepção de que o diálogo qualifica o instituto da participação no estatuto das cidades e também é, em si, uma ação revolucionária e transformadora da vida das comunidades da periferia das cidades médias. O Fórum do Núcleo BR Cidades Alagoas/Arapiraca é permanente e integra a coordenação de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca.

Ações

Entre as ações do Fórum já aconteceram: reunião com a diretoria das associações convidadas para explanação da metodologia da oficina; aplicação da metodologia do Diálogo em Paulo Freire realizada nas associações de mulheres do Residencial Agreste, Associação de Moradores do Residencial Agreste Sol Nascente e Associação Comunitária do Sítio Mangabeiras.

Nessas oficinas foram levantadas as demandas de cada comunidade e discutidas ações de mobilização para construção de propostas de intervenção. Estas propostas serão apresentadas pelas comunidades para compor manifesto das associações envolvidas e servirão de instrumento de pressão e guia de ações de extensão.