Complexo Esportivo da Ufal vai receber Centro de Treinamento da CBF

Reitor Josealdo Tonholo e representantes da Confederação se reuniram para tratar da instalação
Por Lenilda Luna - jornalista / Fotos Renner Boldrino
20/04/2022 11h16 - Atualizado em 20/04/2022 às 11h18
Reitor Josealdo Tonholo e integrantes do Iefe recebem Luisa Xavier, gerente de Infraestrutura da CBF

Avançam as tratativas para que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receba um Centro de Desenvolvimento do Futebol, voltado para o estímulo desta prática esportiva entre crianças e adolescentes. Na semana passada, o reitor Josealdo Tonholo e a diretora do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), Leonea Santiago, conversaram com Luisa Xavier da Silveira Rosa, gerente de Infraestrutura da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Após essa reunião, realizada na quarta-feira (13), Luisa Rosa acompanhou Leonea Santiago em uma visita técnica pelo Complexo Esportivo da Ufal. “O Complexo Esportivo da Ufal, com 42,5 mil m² de área construída, foi um investimento de mais de R$ 28 milhões, do extinto Ministério do Esporte. Esses equipamentos tão importantes são utilizados dentro da Universidade para ações de ensino, pesquisa e extensão, com vários projetos voltados para a comunidade”, ressaltou a diretora do Iefe.

Leonea explica que o Centro de Treinamento que está sendo planejado faz parte do legado da Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014, quando a Federação Internacional de Futebol liberou cerca de R$ 261 milhões para a construção de estádios e centros de treinamento. Em 2019, a CBF e a Fifa assinaram novo contrato para dar continuidade à execução dos projetos até 2023. “O Centro para Ufal será destinado às crianças e aos adolescentes das comunidades periféricas, reforçando uma parceria que já temos com a Federação Alagoas de Futebol (FAF)”, informou.

A diretora do IEFE ressalta, ainda, que a parceria com a CBF já existe em um projeto social de relevância reconhecida nacionalmente na busca de novos talentos para o futebol brasileiro. “O Centro de Treinamento vai consolidar essa parceria e vai permitir também a manutenção do Complexo Esportivo. Temos uma pista de atletismo e um campo de futebol com certificação internacional, mas o corte drástico de recursos tem dificultado cuidar desses equipamentos”, explicou Leonea.

O reitor Josealdo Tonholo comemora mais essa parceria nas ações esportivas da Universidade. O projeto indica a construção de um campo de futebol de grama sintética com tamanho oficial, vestiários, salas de reuniões, ambiente administrativo e espaço de tratamento médico e fisioterapia. “Temos uma equipe de pesquisadores e professores de Educação Física e Esporte bastante qualificada e comprometida. Com nossos educadores e essa estrutura de qualidade podemos dar uma grande contribuição para a sociedade e para o desenvolvimento do esporte”, concluiu o reitor da Ufal.