Ufal quer ouvir comunidade para elaborar Plano Anual de Auditoria Interna

Para isso, Auditoria Geral abriu prazo para gestores, servidores, estudantes e sociedade em geral respondam a questionário
Por Ascom Ufal
26/10/2022 16h10

A Universidade Federal de Alagoas vai elaborar seu Plano Anual de Auditoria Interna (Paint) de 2023 e precisa da participação de seu público interno e da sociedade em geral. A Auditoria Geral deu prazo para que gestores, servidores, estudantes, inclusive egressos, e a sociedade em geral respondam a um questionário para apresentar sugestões de processos internos, assuntos ou temas que podem ser objetos de serviços na área de auditoria.

O questionário da consulta para elaboração do Paint 2023 está disponível por meio deste link, até o próximo dia 17 de novembro. A participação de todos é fundamental, porque, de acordo com o auditor-geral Thyago Sampaio, “a Ufal elabora seu planejamento de auditoria por meio do Paint a partir de uma abordagem baseada em riscos organizacionais”.

Segundo Sampaio, a finalidade do questionário é proporcionar a construção de um plano participativo. “Estamos facultando aos diversos atores da comunidade acadêmica que apresentem suas sugestões”, completou.

As respostas apresentadas ao questionário serão avaliadas pelos membros da unidade de auditoria interna da Universidade. O auditor-geral explica que a prioridade é auditar as áreas que possuem maior risco em relação à materialidade [aporte de recursos financeiros], à criticidade [áreas de recursos sensíveis, como tecnologias da informação] e à relevância. “Também serão inseridos na proposta do Paint 2023 temas sugeridos pela alta administração da Ufal, bem como aqueles que forem determinados pelo Tribunal de Contas da União e pela Controladoria Geral da União”, revelou.

O auditor-geral reafirma a importância da atividade de auditoria como instrumento para aprimorar a gestão pública, proporcionar mais transparência, corrigir possíveis desperdícios e possibilitar melhor utilização dos recursos públicos. “As auditorias fornecem asseguração razoável, baseada em evidências suficientes e apropriadas com o objetivo de aumentar o grau de confiança dos diversos usuários da instituição”, finalizou.

O que é o Paint?

O Paint é o documento que relaciona todo os serviços de auditoria interna que serão realizados no próximo ano pela equipe da Auditoria Geral.

Durante o processo de elaboração anual do Paint, a unidade de auditoria interna leva em consideração o planejamento estratégico da Ufal, as expectativas da administração central e demais partes interessadas, os riscos significativos de exposição aos objetivos institucionais e os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

Os temas selecionados para fazer parte dos trabalhos de auditoria são elaborados a partir de fatores de riscos identificados nos processos desenvolvidos na instituição.

É possível conhecer mais sobre o Paint e os relatórios de auditoria de anos anteriores na página de Acesso à Informação da Ufal neste endereço eletrônico.

Se precisar de mais esclarecimentos, pode entrar em contato pelo e-mail secretaria@ag.ufal.br