Curso de Química de Arapiraca promove palestra sobre reciclagem de lixo

Atividade virtual acontecerá nesta quarta (15), às 14h
Por Ascom Ufal
13/09/2021 14h42 - Atualizado em 13/09/2021 às 14h42

A poluição plástica é um dos maiores desafios deste século. O alto consumo de materiais com esse polímero (plástico) e a má gestão dos resíduos sólidos nas cidades levam, anualmente, toneladas de lixo não biodegradável para os oceanos, impactando a vida de centenas de animais marinhos e liberando substâncias nocivas à vida na Terra. Para ajudar a diminuir esse problema e falar sobre o descarte correto de caneta esferográfica, marca texto, lápis, lapiseira, borracha, cápsulas de café, embalagens de chocolates, esponjas de lavar prato, entre outros materiais de difícil reciclagem, o curso de licenciatura em Química do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas realiza, a palestra O papel da universidade para a educação ambiental sistêmica.

O evento é virtual e uma realização da coordenação de extensão. A atividade será na próxima quarta-feira (15), às 14h, com a participação de Fabrícia Ferreira da Rocha, doutora em Ciências e consultora da Lixo Zero.

Segundo Thaissa Lúcio Silva, coordenadora de Extensão do curso de licenciatura em Química, o evento tem a parceria da TerraCycle, empresa que atua no desenvolvimento de tecnologias para reciclar resíduos de difícil reciclagem. Ela lembra que um projeto iniciado no Campus A.C. Simões já desviou dos aterros ou lixões de Maceió mais de 160 kg de resíduos de difícil reciclagem e beneficiou mais de 150 crianças, muitas delas em condição de vulnerabilidade social. Este projeto pode ser replicado em qualquer cidade.

“A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a responsabilidade compartilhada pelos resíduos dos produtos, incluindo indústria, comércio, consumidor e governo. Temos, portanto, a responsabilidade de praticar a educação ambiental de forma sistêmica em nosso cotidiano e a Universidade, por meio de projetos de extensão universitária pode mudar esse contexto”, explicou.

Para participar, basta acessar este link e definir lembrete.