Ufal e Universidade de Assunção planejam parcerias para formação e pesquisas

Áreas de empreendedorismo, inovação, farmácia, química, biotecnologia e medicina veterinária serão contempladas
Por Ascom Ufal
13/08/2021 15h37

As relações internacionais da Ufal estão ampliando e resgatando antigos parceiros. Numa reunião virtual realizada no início do mês, a Universidade Nacional de Assunção (UNA), no Paraguai, sinalizou novas possibilidades de projetos em colaboração.

A Assessoria Internacional (ASI) da Ufal já está tramitando um acordo de cooperação técnica para especificar o desenvolvimento de atividades de pesquisa; além de treinamento, capacitação em gestão pública e formação de pessoal como trabalhos compartilhados entre as duas instituições.

A reitora Zully Concepción e o vice-reitor Miguel Wenceslao, junto com outros representantes da UNA, participaram da reunião com gestores da Ufal, o reitor Josealdo Tonholo, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção, o assessor da ASI, José Niraldo de Farias. Também se juntaram ao grupo integrantes da Propep e do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit).

Eles discutiram, ainda, a possibilidade de abertura de vagas para o mestrado do Profnit a partir do Ponto Focal da Ufal, no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), já com início no primeiro semestre de2022.

A parceria entre as duas instituições começou em 2010, por meio do Projeto Europeu de Apoio à Mobilidade Estudantil do Mercosul. Dois anos depois, houve um workshop para treinar equipes das assessorias internacionais das universidades envolvidas e, agora, os gestores da UNA e da Ufal firmam novas parcerias.

“É extremamente oportuna a atual retomada do diálogo com esta importante instituição do nosso país vizinho. Desta vez, estabelecendo um acordo bilateral que envolve o desenvolvimento de pesquisas conjuntas nas áreas de empreendedorismo, inovação, farmácia, química, biotecnologia e medicina veterinária. Além disso, temos o intuito de colaborar com a formação de nossos alunos, tanto em nível de graduação, quanto de pós-graduação”, destacou o assessor Internacional da Ufal, Niraldo de Farias.