Canal da Prograd completa um ano com eventos on-line e atinge 10 mil inscritos

Já são mais de 300 vídeos de atividades como lives, webinários, cursos e congressos
Por Manuella Soares - jornalista
28/04/2021 11h34

Os eventos acadêmicos fazem parte da construção intelectual de todos os alunos. São espaços onde há trocas de conhecimento e oportunidades de interação com pesquisadores de vários locais. Com a impossibilidade de realizar encontros presenciais, a Pró-reitoria de Graduação da Ufal (Prograd) criou um canal on-line para apoiar esse tipo de atividade científica durante a pandemia. O canal do Youtube Ufal Conectada completa um ano de existência, neste dia 28 de abril, e comemora os mais de dez mil inscritos.

“Foi uma grande iniciativa da Prograd para disseminar conhecimentos, para democratizar a ciência. Várias atividades já foram ofertadas com acesso a todos -docentes, técnicos, estudantes e convidados externos. É um espaço muito democrático que não enxerga cores, políticas ou filiações, a gente tem tratado isso de forma muito democrática”, ressaltou o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

O canal se tornou um ambiente de divulgação científica da Universidade, realizando diversos webinários, cursos e congressos, a exemplo do curso ‘Negras Conexões’, que ampliou o debate sobre as relações étnico-raciais. De acordo com a apresentação da proposta, a iniciativa partiu “da crítica ao processo pedagógico que se assenta na racionalidade eurocêntrica em diferentes meios e níveis educacionais”. A atividade aconteceu em agosto do ano passado e foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufal e a Universidade Federal do Pará.

Outro evento virtual destacado pela Prograd foi a programação local do Pint of Science, maior evento mundial de divulgação científica que acontece anualmente levando pautas contemporâneas para espaços públicos como pubs e cafés. Pela primeira vez a atividade foi realizada totalmente virtual e o Campus Arapiraca marcou presença na agenda da programação durante três dias do mês de setembro.

Temas de debates como A importância da educação em ciências em tempos de pandemia; Direitos da propriedade intelectual e o ensino e Por que ainda temos dúvidas sobre a forma da Terra? foram abordados durante o evento. Todo o conteúdo que é transmitido ao vivo fica salvo, permitindo o acesso público posteriormente. Já foram 337 vídeos publicados e mais de 240 mil visualizações no canal criado pela Prograd.

Entre os vídeos mais vistos, destaca-se o do webinário intitulado Práticas educativas na Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia – há perspectivas?. O conteúdo foi acessado mais de 7,3 mil vezes e reflete sobre a problemática educacional da EJA.

“É preciso atentar-se para as complexidades de oferta em tempos de Pandemia: ausência de acesso à internet por parte dos estudantes, precaridade do trabalho docente, neste contexto, há que se repensar a prática pedagógica na referida modalidade”, explicam os organizadores.

O evento on-line teve como palestrantes as professoras da Ufal, Valéria Campos Cavalcante e Abdzia Maria Alves Barros, além de representantes da Secretaria de Educação (Semed), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepec) e do Fórum Alagoano de Jovens e Adultos (Faeja).

Para o pró-reitor Amauri Barros, o canal é mais uma herança positiva das iniciativas pedagógicas que a Prograd precisou apostar para se adaptar ao período de restrições sociais. “É uma ótima iniciativa que, inclusive, serve de referência para outras instituições. O caminho é esse, agora vamos manter e procurar qualificar esse trabalho tão importante”, finalizou.