Reitor da Ufal recebe título de Cidadão Honorário de Maceió

Solenidade reuniu representantes da comunidade acadêmica, parlamentares e amigos no auditório da Reitoria
Por Lenilda Luna - jornalista
17/12/2021 13h53 - Atualizado em 18/12/2021 às 09h10
Josealdo Tonholo recebe a homenagem das mãos dos vereadores Zé Márcio Filho e Chico Filho e do deputado estadual Paulo Dantas (Foto Igor Pereira)

A sessão solene de concessão do título de cidadão honorário ao reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, foi realizada no auditório da reitoria a pedido do próprio homenageado, na manhã desta sexta-feira (17). “O reitor quis receber esse título junto à comunidade universitária que o acolheu há 29 anos”, declarou o presidente da sessão, Zé Márcio Filho, propositor da comenda, que foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Maceió.

Além do presidente da sessão e do homenageado, a mesa de honra foi formada pela vice-reitora Eliane Cavalcanti; pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington Pereira; o professor Marcus Braga, decano da Ufal; o vereador de Maceió, Chico Filho; o deputado estadual Paulo Dantas; e o presidente do Sebrae, Marcus Vieira. No auditório, reuniram-se representantes da comunidade acadêmica, parlamentares, amigos e familiares do homenageado. Todas as pessoas usavam máscaras, mantendo os cuidados sanitários exigidos por conta da pandemia de covid-19.

Nascido em Ribeirão Preto (SP), filho de operários da indústria paulista, a primeira vez que esteve em Maceió, em 1988, Josealdo Tonholo ainda era estudante da graduação em Química do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). “Meus pais não tiveram oportunidade de estudar muito, mas reconheciam a importância da formação escolar e educaram seus filhos. Eu estudei no Sesi e foi lá que comecei a me interessar não só pelos conhecimentos gerais, mas pela tecnologia. Foi o estudo que me abriu portas e me permitiu conhecer Maceió, lugar que me encantou profundamente”, relatou o reitor.

Mais tarde, em 1993, Josealdo Tonholo veio morar na capital alagoana para lecionar como professor visitante do antigo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), a convite dos professores José Eusébio e Marília Goulart. Em seguida teve a oportunidade de fazer o concurso público e foi efetivado como docente, ligado atualmente ao Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). Durante sua carreira como professor, Josealdo Tonholo destacou-se nacionalmente como pesquisador e orientou mais de cem estudantes em trabalhos acadêmicos.

Desde que chegou a Maceió, Josealdo Tonholo envolveu-se em projetos de inovação e tecnologia que contribuíram para o desenvolvimento do parque tecnológico de Alagoas. “Foi um marco para mim participar da solenidade de inauguração da primeira Incubadora de Empresas de Alagoas, em 1999, na Casa da Indústria, ao lado do então governador Ronaldo Lessa. Depois, contribuímos para estruturar no estado o Sistema de Ciência e Tecnologia, o que permitiu que Alagoas fosse um dos primeiros estados a ter uma Secretaria voltada para esta área”, recordou o reitor durante o discurso.

As autoridades que falaram durante a sessão, destacaram a contribuição científica e social relevante do reitor para o desenvolvimento do estado de Alagoas e, em particular, da cidade de Maceió. “Agradeço ao vereador José Márcio Filho por ter tido a sensibilidade de reconhecer de direito a esse cidadão que de fato abraçou as terras alagoanas como um filho, que escolheu esse lugar para se fixar com sua família. Tonholo é um cidadão de muita grandeza e essa é uma homenagem justa ao novo cidadão maceioense”, agradeceu a vice-reitora Eliane Cavalcanti.