Olimpíada de Matemática de Maceió conta com apoio de docentes da Ufal

Equipe liderada pelo professor Davi Lima auxiliou a Semed na confecção da prova, que será aplicada de 18 a 22 de outubro
Por Jacqueline Freire - jornalista
05/10/2021 16h10

Nos próximos dias 18 a 22 de outubro acontece em Maceió a Olimpíada de Matemática organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Municipal de Educação (Semed). O campeonato, aberto para todos os estudantes do ensino fundamental, matriculados na rede municipal de ensino, deve potencializar o ensino de Matemática entre os alunos e tem o apoio da Universidade Federal de Alagoas.

Segundo o professor Davi Lima, do Instituto de Matemática da Ufal, o convite para a parceria veio da Secretaria de Educação. “A secretaria nos procurou, dada a nossa experiência em organizar competições de matemática, para colaborar com a mesma na 1° olimpíada do município de Maceió. Ficamos felizes em colaborar com a Semed e prontamente alguns docentes do IM se disponibilizaram a discutir ideias pra montar as provas e colaborar com alguns pontos sutis do regulamento”, explicou.

Foram várias reuniões e discussões para se chegar a um consenso de como poderíamos ajudar com a elaboração da prova”, disse o professor. O Instituto de Matemática auxiliou na confecção da prova e a equipe, coordenada por Davi Lima, é composta pelos professores Wagner Ranter, Elaine Silva, Geraldo Filho e José Marcos da Silva, da Ufal, além dos estudantes Vitor Alves, doutorando do Instituto de Matemática Pura e Apliucada (Impa), e Rafael Lima, do IM. Também participam da equipe o doutor em matemática Diogo Carlos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a pedagoga Graziela Marília Nascimento, que auxiliou em vários pontos para a prova do fundamental 1.

O resultado da Olimpíada será divulgado no dia 16 de novembro. Os três primeiros colocados de cada nível serão recompensados no início de dezembro com tablets, assim como os professores que tiverem o maior número de alunos campeões.

A 1ª Olimpíada de Matemática de Maceió foi lançada na segunda-feira (4), em solenidade com a presença do vice-prefeito Ronaldo Lessa, o secretário de Educação, Elder Maia, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e os professores da Universidade envolvidos no projeto. Clique aqui e saiba mais sobre a cerimônia.